Seminário “Laudos e Humanização” encerra a programação da Semana da Pessoa com Deficiência

  • Publicado no dia: 22-09-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Aconteceu nesta quinta-feira (22), o Seminário com o tema “Laudos e Humanização”, no Memorial Chesf. O evento encerrou a programação da Semana da Pessoa com Deficiência, que teve início no dia 19 e contou com várias atividades.


    A abertura contou com apresentações culturais de Luanderson e Bernardo. Em seguida teve a composição da mesa solene, com o vice-prefeito Marcondes Francisco; os secretários de Saúde, Adonel Gomes e de Cultura e Esportes, Dernival Oliveira; o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Lúcio Flávio; a Conselheira Tutelar, Kátia Hora; o engenheiro Thales Pacifico; o vereador Leco e Alexsandra,coordenadora da Educação Especial da Secretaria de Educação.


    As mães do projeto Atípica deram os seus depoimentos e falaram da importância da semana. A supervisora das Políticas para Pessoas com Deficiência da Sedes, Camila Bernardo, destacou que a semana foi um marco e um início de uma nova história. “É uma honra e eu não tenho nem palavras para expressar como eu estou feliz como mãe, falando com essa propriedade. A Semana está fechando com esse seminário que esse sim, é o maior sonho das mães, que tornemos profissionais voltados para a humanização. Nós também aprendemos a cada dia e sabemos que no serviço público não é diferente, acessibilidade, adaptabilidade, humanização”.


    “Quando falamos em pessoas com deficiência, o prefeito Luiz de Deus não tem medido esforços para dar um tratamento, uma atenção digna, merecedora para esse público. Isso nos deixa felizes, porque estamos no caminho certo. Com essa semana repleta de atividades, vimos que os familiares das pessoas com deficiências ficaram felizes porque é um reconhecimento, é a lembrança, o cuidado, o zelo e o respeito por aqueles que merecem uma atenção maior e especial. O prefeito tem sido muito sensível em relação a isso”, diz o vice-prefeito Marcondes.


    O encontro teve a participação do médico Afonso; a fonoaudióloga Erica Rodrigues e a psicóloga Renata, que ministraram palestras para discutir sobre as políticas, projetos e ideias para esse público e fomentar ainda mais no município.


    “É um momento único. Nós estamos preparando uma grande rede de cuidados, estamos organizando essa rede com novos serviços, equipamentos, projetos que estamos discutindo com o Estado, criados pelos profissionais da nossa cidade. Estamos a todo tempo com esse olhar, essa preocupação voltada para esse público para dar essa assistência” explica o secretário de Saúde, Adonel Gomes.


    “A Semana trouxe protagonismo, que é a participação das pessoas com deficiência e familiares. Hoje tivemos essas palestras com a melhoria da qualidade do atendimento da pessoa com deficiência e seus familiares na área da saúde, que é uma área mais sensível, em que as pessoas estão mais expostas, os usuários, as mães, as crianças, as pessoas em geral e trazer esse debate para que haja um atendimento cada vez mais qualificado, mais humanizado e que atenda as expectativas dos usuários”, conclui o vice-presidente do Compede, Lucio Flavio.

    Autor: Ascom/PMPA