Secretários participam da Cerimônia do Jaleco do curso de Medicina da Univasf

  • Publicado no dia: 06-10-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Nesta quarta-feira (5), os secretários de Educação Elza Brito, e de Saúde, Adonel Gomes, participaram da Cerimônia do Jaleco do curso de medicina, no Auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A atividade é uma tradição dos cursos da área da saúde, simbolizando o momento em que os alunos colocam a vestimenta pela primeira vez, comprometendo-se com a saúde e reafirmando o seu compromisso em cumprir as medidas de proteção contra o risco biológico.


    A secretária Elza destacou que foi uma honra para o município receber o convite para participar do evento. “Nós encontramos ali alunos que são munícipes, outros alunos que chegam ao município para cursar e entrar na academia em um curso tão importante. Nós vimos ali famílias emocionadas, foi um evento belíssimo e durante o período de pandemia não foi possível acontecer o evento, mas nesta quarta duas turmas tiveram a oportunidade de participar. Nos sentimos honrados, porque tinha um aluno Írio Dias, que foi um aluno da rede municipal, e esse aluno estava ali, então isso mostra que a escola pública tem a competência, a condição de chegar e os alunos podem ocupar esses espaços acadêmicos com cursos tão importantes como o de medicina”, diz.


    Ainda estiveram presentes famílias, profissionais, autoridades e professores. “A gente percebia a alegria de todos os presentes mostrando a importância desse curso porque muitos estarão se formando e quem sabe atuando no nosso município. Se falava muito na questão da ética, da excelência como profissionais de como eles vão assumir com esse perfil humanizado que hoje nós temos tanta necessidade, de encontrar profissionais com esse perfil para atender bem a nossa comunidade. A Universidade se aproxima da escola pública, a educação básica se aproxima do ensino superior e isso é importante”, explica.


    A Secretaria de Educação (Seduc) tem realizado ações para ofertar cada vez mais uma educação de qualidade, para promover o acesso e a permanência do aluno com sucesso. “Nós temos trabalhado muito na questão da busca ativa escolar que hoje é uma das maiores preocupações. Nesse pós pandemia alguns alunos têm a dificuldade de retornar o convívio e nós temos trabalhado nessa perspectiva de trazer o aluno para que ele permaneça e permaneça com qualidade, que ele tenha resultados na aprendizagem, tem sido esse o nosso trabalho. Temos mobilizado os profissionais com formações diversas, estão acontecendo em várias áreas porque o conhecimento é muito dinâmico e exige esse contínuoaprimoramento”.

    Autor: Ascom/ PMPA