Nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, o coordenador do Núcleo Regional de Saúde (NRS Norte), Pedro Alcântara entregou à Secretaria Municipal de Saúde 750 kits para diagnóstico de zika, doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti.
De acordo com representantes da Secretaria, os kits serão distribuídos para gestantes com suspeita da doença, que pode afetar o bebê, causando microcefalia.
A entrega que aconteceu na sede do NRS em Paulo Afonso, contou com as presenças do secretário de Saúde do município, Ivaldo Sales Júnior; do coordenador administrativo financeiro do NRS – Norte, Moacir ferreira Matos; do supervisor administrativo do Hospital Municipal, Manoel Rozeno; e das representantes do LACEN e da Vigilância em Saúde, Shirley Morais, Nayra Nóbrega e Carla Mirela.
No início do ano, a Bahiafarma, laboratório público do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, garantiu ampliação de R$ 15,4 milhões para a produção desses kits. O anúncio foi feito em evento com o governador Rui Costa, o ministro da Saúde, Ricardo Barros e o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, no dia 5 de janeiro, no Hospital Aristides Maltez, em Salvador.
Recentemente, Rui Costa esteve no local, onde firmou contrato que garante 100% de cobertura oncológica na Bahia, com o repasse de R$ 9,6 milhões por ano ao HAM.
Autor: ASCOM/PMPA – redação: Washington Luís e Tony César Filho