Objetivando preparar os alunos da rede municipal de ensino para a Prova Brasil, a Secretaria Municipal de Educação aplicou o segundo simulado nos dias 25, 26 e 27 de outubro. A Prova Brasil é uma avaliação em larga escala aplicada bianualmente pelo Ministério da Educação em todo o Brasil, nas turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, com um mínimo de 20 alunos. Serve como parâmetro para o resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que atesta a qualidade de ensino das escolas públicas.
A estratégia de trabalho envolveu 27 escolas do perímetro rural e urbano, num total de 2.144 alunos, do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. A Equipe Pedagógica acompanhou todo o trabalho, fornecendo orientações e dando todo o suporte necessário aos professores. A Prova Brasil 2011 será realizada no início mês de novembro.
Sempre preocupada com uma educação mais consistente e uma aprendizagem eficaz em busca da inserção social e autonomia cidadã, a Secretaria Municipal de Educação vem realizando ao longo da gestão do prefeito Anilton Bastos o Projeto de Reforço Escolar, além de diversas ações que garantem a valorização e a valoração dos profissionais da educação de toda a rede.
A professora Selma Carvalho, secretária de Educação, enfatiza que está movendo todos os esforços possíveis para que a educação seja o marco de uma melhor qualidade de vida da população pauloafonsina. “Não medimos esforços para toda e qualquer ação que venha a beneficiar as escolas, os professores, os alunos, os pais de família e os funcionários. É só visitar uma escola da rede municipal e qualquer pessoa poderá vê-la bem equipada de mobiliário escolar, merenda de boa qualidade, ambiente limpo e higienizado e profissionais competentes. Será possível perceber também alunos com fardamento, tênis, mochila e kit escolar distribuídos gratuitamente. Quanto ao quesito formação continuada estamos sempre ofertando cursos para professores, gestores e coordenadores e futuramente para funcionários em geral. Tudo isso reflete na aprendizagem de nossos estudantes”, concluiu a secretária.
Autor: ASCOM/ PMPA com informações da Secretaria Municipal de Educação