O Encontro Territorial do Programa Bahia Mais Forte, realizado nesta quinta-feira, 9/2 no auditório do CDTA/UNEB, em Paulo Afonso, discutiu programas, projetos e ações para fortalecer a agricultura familiar no estado.
Os encontros, que estão sendo realizados nos territórios de identidade, uma parceria entre o Governo da Bahia e os municípios, são coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A finalidade é promover o desenvolvimento rural de cada região, visando fortalecer a estratégia de articulação do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) e a descentralização de políticas públicas, na operacionalização do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF).
Ao dar as boas vindas aos participantes, o prefeito Luiz de Deus enfatizou a importância da agricultura familiar, segundo ele, indispensável para uma boa qualidade de vida.
“Eu parabenizo a todos que procuram na agricultura familiar, meios para melhorar a qualidade de vida, não apenas do homem do campo, mas de todos nós que dependemos da agricultura para nos alimentar bem. Sejam bem vindos e nos ajudem a melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, falou o prefeito.
Durante as discussões foram apresentados projetos relacionados à agricultura, executados por órgãos do Governo do Estado, como: Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA); Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF); Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater); Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (SUTRAG); Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); CEPEX, SETAFs e instituições formadoras.
Além do prefeito Luiz de Deus e dos representantes do Governo do Estado, participaram do encontro, a presidente da ONG AGENDHA, Valda Aroucha; secretários de agricultura e nutricionistas de Paulo Afonso e de outros municípios da região e membros de comunidades indígenas.
Autor: ASCOM/PMPA – Por Washington Luís – DRT/BA nº 4109