Saúde alerta comunidade sobre a baixa procura da vacina contra a pólio, que vai até esta sexta (30)

  • Publicado no dia: 29-09-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    A Secretaria de Saúde alerta a comunidade para a baixa procura pela vacina contra a poliomielite em Paulo Afonso, para crianças de 1 a menores de 5 anos. Considerando a importância dessa imunização, a equipe faz um apelo para que os pais ou responsáveis levem suas crianças aos postos de saúde do Centro e BTN até esta sexta-feira (30).


    Além da vacina contra a pólio, está sendo realizada a multivacinação, que tem como objetivo atualizar a caderneta da criança e do adolescente. A vacina de poliomielite é destinada para crianças de 1 a menores de 5 anos de idade. Já a multivacinação será para crianças de zero a adolescentes até 15 anos.

     

    As duas imunizações serão realizadas nos postos de saúde do Centro e BTN, das 7h30 às 10h30, e das 13h30 às 16h, de segunda a quinta e na sexta 7h30 às 12h30. Já na zona rural acontece das 7h30 às 12h30, de segunda a sexta.


    Para receber as vacinas é necessário levar o cartão SUS, documento de identificação, cartão de vacina, comprovante de residência e estar acompanhado de pais ou responsáveis maior de 18 anos.


    Está sendo disponibilizada também a imunização contra o papilomavírus humano (HPV), vacina que é exclusiva para meninas de 9 a 14 anos e de meninos de 11 a 14 anos. O HPV é um vírus que infecta tanto em homens quanto mulheres. O câncer do colo do útero está associado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV, daí a importância dessa imunização.


    VACINAS DESTINADAS PARA AS CRIANÇAS:

    BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.


    VACINAS DESTINADAS PARA ADOLESCENTES:

    Para os adolescentes a equipe estará aplicando a Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).

     

     

    Autor: Ascom/PMPA