Nesta quarta-feira, 15/2, o bispo da Diocese de Paulo Afonso, Dom Guido Zendron realizou uma reunião com o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Regivaldo Coriolano; o diretor de turismo; Marlos Guerra; o arquiteto e urbanista, Floriano Barros; o presidente da Associação Serra do Umbuzeiro, Liberato Araújo e o engenheiro ambiental, Gilson Ramalho.
No primeiro encontro que aconteceu em novembro de 2016, na sede da Associação Serra do Umbuzeiro, no povoado Riacho, foi apresentado o projeto “Monumento na Serra do Umbuzeiro”, previsto para ser construído até maio de 2017. A idéia é prestar uma homenagem ao saudoso bispo Dom Mario Zanetta.
Nesta segunda reunião, além de uma apresentação mais detalhada do projeto, também foram tratados o cronograma das atividades, licença ambiental, envolvimento da comunidade e o lançamento do marco inicial. De acordo com o secretário e o bispo, nos próximos dias, o projeto será apresentado ao prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus e ao vice-prefeito, Flávio Henrique.
O diretor de turismo, Marlos Guerra observa que “O monumento vai incrementar o fluxo turístico, considerando que o turismo religioso ajuda a divulgar os atrativos da cidade”.
Ainda segundo Marlos, o fomento ao turismo religioso incentivará a formação de mão de obra para a produção de imagens, velas, terços, bijuterias, camisas e outros itens relacionados.
Segundo o Ministério do Turismo, as viagens religiosas estão cada vez mais em alta, gerando empregos e movimentando a economia. Os turistas injetam recursos nas localidades, com seus gastos com hospedagem, alimentação e compra de produtos religiosos.
Autor: ASCOM/PMPA