Na semana de controle da tuberculose, várias atividades estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde nos postos de saúde da família do município e nas localidades da área rural como, palestras educativas e panfletagens. Todos os dias médicos e enfermeiras ministram palestras para que a população possa se informar sobre os sintomas e tratamentos da tuberculose.
Segundo a médica Maria Tereza, qualquer pessoa que tiver sintomas da tuberculose pode se dirigir a um PSF e pedir um exame. “Em qualquer posto de saúde do município, é só chegar ao atendimento e pedir à enfermeira que seja solicitado o exame para detectar se o paciente está com tuberculose. Estamos aqui para atender todos os pacientes”, declarou a médica.
Terezinha Rodrigues, paciente do Posto Santa Inês, no BTN, reconhece a importância das palestras informativas que estão sendo realizadas. “Eu soube de coisas aqui, como os sintomas da tuberculose, que podem me ajudar mais tarde a saber se alguém perto de mim está com a doença. É importante demais ter aulas como essa no posto”.
Ainda na programação da Semana de Controle à Tuberculose, nesta quinta (19) e na sexta-feira (20), na Avenida Getúlio Vargas, serão exibidos vídeos em telões e haverá entrega de panfletos para pedestres e condutores, que circularão no centro da cidade. No sábado (21), o pedágio com panfletagem e apresentação de grupos de teatro também acontecem em frente ao centro de especialidades médicas a partir das 9h. Já no domingo, 22, as atividades estão marcadas para acontecer no CEASA também a partir das 9h.
Autor: ASCOM/PMPA