Uma delegação do Projeto Mamacaru de Paulo Afonso está indo a Brasília para participar do 1º Festival Internacional de Dragon Boat de Mulheres Sobreviventes do Câncer de Mama. O evento, que acontece de 26 a 29 de outubro, marca a campanha do Outubro Rosa e a importância do esporte de remo como parte da recuperação mulheres que se trataram da doença.
A participação do grupo conta com o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, que tem dispensado atenção especial para o Dragon Boat e o Projeto Mamacaru. “Ver essas mulheres sobreviventes de câncer de mama participando de eventos desse porte é uma grande satisfação porque demonstra a vitória e também ajuda a propagar esse esporte que tem trazido tantos benefícios”, diz o secretário de Cultura e Esporte, Dernival Oliveira.
A prática do remo em Dragon Boat tem mudado a vida de mulheres na sua jornada contra o câncer de mama em várias partes do mundo. Em 1996, o Departamento de Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício, da University of British Columbia, Canadá, comprovou que exercícios vigorosos para o corpo em mulheres que se trataram de câncer de mama diminuiria o desenvolvimento da principal complicação, o linfedema, uma debilitação crônica consequente do tratamento que altera o movimento dos braços.
Foi nesse contexto que nasceu o primeiro projeto de mulheres remadoras usufruindo canoagem coletiva com o dragon boat, barco tradicional chinês, o Canomama. Paralelo ao Festival, ocorre o 1º Encontro Nacional de Remadoras Rosas.
Serviço:
1º Festival Internacional de Dragon Boat de Mulheres Sobreviventes do Câncer de Mama
De 26 a 29 de outubro de 2022
Lago Paranoá, partida no Millenium Convention Center – Clube Ascade, Brasília
Autor: Ascom/ PMPA