Projeto Esporte e Inclusão contempla crianças com deficiência e oferta melhoria na qualidade de vida desse grupo

Projeto Esporte e Inclusão contempla crianças com deficiência e oferta melhoria na qualidade de vida desse grupo

Projeto Esporte e Inclusão contempla crianças com deficiência e oferta melhoria na qualidade de vida desse grupo

Com o objetivo de melhorar a vida dos diversos públicos do município, a Prefeitura de Paulo Afonso vem realizando parcerias para que a inclusão seja pauta nas atividades realizadas. Prova disso é o Projeto Esporte e Inclusão, voltado para crianças com deficiência, que acontece numa ação conjunta entre as secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Cultura e Esportes, juntamente com o grupo de mães Atípica e a KNS Assessoria Esportiva.


As atividades acontecem todas as sextas-feiras, no Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhães e atende 110 crianças e familiares, que também participam do processo. Na última sexta (2), a secretária de Educação, Elza Brito, esteve no ginásio acompanhando o projeto e falou que possui uma dimensão muito grande, tanto no aspecto da saúde, quanto no social e emocional, contribuindo para o desenvolvimento das crianças. “Esse projeto tem uma importância muito grande porque visa justamente promover o esporte incluindo essas crianças, trazendo para uma atividade e promovendo dinamismo e socialização junto com suas famílias. A gente vem com esse olhar, esse cuidado na promoção da inclusão das nossas crianças, dos nossos alunos e esse projeto abraça essa grande expectativa de ampliar essa oferta no município. Nós estamos aqui para declarar o nosso apoio e fortalecer essa parceria mostrando que o município está no caminho certo”, diz.


O coordenador de Educação Física da rede municipal, Marcos Brito, falou que os professores que participam do projeto têm formação em inclusão. “A ação oportuniza essas crianças com deficiência a serem incluídas no esporte, a socialização, e de fato estarem juntos para ter um momento lúdico, de brincadeira e um momento de recreação. O esporte é saúde e os professores são treinados para isso, tem no currículo a educação física inclusiva para que a gente apresente um trabalho de qualidade e acompanhamento que faça jus ao projeto”, ressalta.


O professor e idealizador do projeto, Kleber Nascimento, tem acompanhado as atividades, juntamente com as mães. Ele explica que Paulo Afonso tem cerca de 5 mil pessoas com deficiência e aos poucos está sendo inserindo o esporte para elas. “É importante a gente ver um sonho saindo do papel, vendo que o esporte pode ser gerado para pessoas com deficiências. A gente tem um orgulho muito grande de ver as crianças se desenvolvendo e é gratificante ver a importância que o esporte tem para cada uma delas. A gente vê o sorriso das crianças e da mãe e a gente vê a evolução”.


Janaína, uma das mães que participam do projeto, destacou a importância da ação. “Tenho visto mais desenvoltura do meu filho e de outras crianças na questão motora, psicológica. Muitas dessas crianças ficavam trancadas em casa por não ter um evento que pudesse tirá-las e agora tenho visto a alegria dessas famílias, de poder estar com os filhos participando, de poder incluí-los. Hoje eles estão ativos no esporte, trazendo uma importância muito grande para todos. A socialização tem sido uma coisa incrível”.

Autor: Ascom/PMPA

Artigos Relacionados

Galeria de Fotos