Entre os dias 5 a 9 de novembro, alunos de 17 escolas da rede municipal de ensino participam do Primeiro Festival de Futsal. O evento é organizado pela Secretaria de Educação (Seduc) e tem como proposta levar para as unidades de ensino a prática de exercícios físicos.
“Foi um ano com vários eventos e nada melhor do que fechar essas atividades com esse festival. Essa proposta vem para mostrar que a escola cumpre o papel educacional e de lazer, com isso, contribuir com a qualidade de vida dos alunos”, afirma o Coordenador de Educação Física da Seduc, Marcos Brito.
Ainda de acordo com Departamento de Educação Física, ações dessa natureza ajudam no desempenho em sala de aula, além de contribuir com a questão da evasão escolar.
Modalidades trabalhadas durante o ano letivo
Durante o ano letivo, alunos da rede municipal têm acesso a uma variedade de atividades – interclasse e festivais de jogos, além de ações do Programa Forças no Esporte (Profesp), uma parceria entre Ministério dos Esportes, Forças Armadas e Prefeitura de Paulo Afonso.
Os Jogos Estudantis de Paulo Afonso (Jepa) trazem competições de futebol, futsal, voleibol, vôlei de areia, basquete, queimado, tênis de mesa, xadrez, corrida de rua e atletismo. As unidades de ensino são supridas com complementos esportivos: bolas de futebol, futsal, basquete, handebol, voleibol, bambolê, banco, sueco, coletes, colchonetes, corda elástica, disco para treinamento, dama, dominó, escada de agilidade, peteca, troféus, xadrez, aferidor de pressão arterial Informações sobre as modalidades nas escolas.
“Esses eventos mostram um trabalho de várias mãos, pensado e proposto para levar o melhor aos nossos alunos”, diz o secretário de Educação, Severino Oliveira.
De acordo com estudos, a prática de exercício físico na infância e adolescência é capaz de intervir positivamente no equilíbrio do balanço hormonal. Ou seja, praticar exercícios durante essa fase torna o corpo mais apto para se beneficiar dos efeitos hormonais potencializados, cujo resultado pode ser a maximização da quantidade de massa muscular e redução dos estoques de gordura.
Autor: Ascom/PMPA