Prefeitura apoia exposição no Espaço Cultural Raso da Catarina

• Publicado no dia: 06-05-2015

Neste sábado, 9, às 19h30, no Espaço Cultural Raso da Catarina, será aberta a exposição de aquarelas do pintor e arquiteto pauloafonsino Hilson Costa, Chesfiano que trabalha  em Aracaju.

Seus quadros mostram paisagens e pessoas da região de Paulo Afonso, destacando a Cachoeira, a Usina Angiquinho, o Centro de Cultura Lindinalva Cabral, a ponte D. Pedro II e o belíssimo cânion do Rio São Francisco, além de ruas da cidade e outras paisagens urbanas.

Chama a atenção na aquarela a Kombi de seu Nestor, que há mais de 30 anos está na paisagem do Parque Belvedere, onde os turistas encontram água de coco, rolete e caldo de cana.

A paisagem rural de Paulo Afonso também se destaca na arte de Hilson Costa, mostrando a figura imponente do vaqueiro, em várias situações que dão a nítida impressão de movimento.  Numa sequência de 5 quadros, mostra a figura do vaqueiro, considerada por Ariano Suassuna como “o príncipe das caatingas”.

Um quadro mostra uma criança tirando água do rio para encher os reservatórios transportados pelo jumento do sertão, animal substituído pelas motos.  A criatividade de Hilson Costa, além da exposição, também pode ser vista nos grandes painéis que existem no Memorial Chesf, nas usinas Paulo Afonso IV e Xingó.

As pinturas permanecerão no Espaço Cultural Raso da Catarina, do dia 9 de maio (sábado) até o final do mês, segundo informa João de Sousa Lima, diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de Paulo Afonso.

Autor: ASCOM/PMPA