Paulo Afonso recebe arco cirúrgico que vai trazer uma nova realidade para as cirurgias ortopédicas e gerais

  • Publicado no dia: 23-02-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    O arco cirúrgico, equipamento mais esperado dos últimos dias, chegou ao Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) trazendo uma nova realidade para as cirurgias ortopédicas e gerais no município, aumentando consideravelmente o número de procedimentos.


    A conquista foi possível graças ao empenho da equipe da Saúde junto ao Governo do Estado, por meio de um convênio. O secretário de Saúde, Adonel Gomes esteve no hospital para receber o equipamento. “Esse arco cirúrgico que já se encontra dentro do HNAS; foi algo pleiteado há muito tempo, sendo uma busca constante e hoje é uma realidade em nosso município. Dentro de poucos dias ele vai estar instalado e em funcionamento, trazendo essas benfeitorias e melhorias no serviço. É uma vitória de todos”, diz Adonel.


    O diretor médico do HNAS, Fábio Romão, ressaltou a importância do equipamento. “É uma grande alegria receber hoje esse arco cirúrgico tão esperado, que vai proporcionar à população melhor atendimento cirúrgico na ortopedia, como nas cirurgias gerais. Ele nos auxilia com cirurgia de maior precisão, porque funciona como um Raio-x mais refinado na sala cirúrgica. Estamos realmente muito felizes”, diz o médico.


    Ainda segundo o diretor, o aparelho vai evitar que os pacientes sejam transferidos. “No caso de cirurgia geral, no fato da de vesícula, de pâncreas onde muitas vezes um cálculo desce da vesícula e impacta no pâncreas, é colocado um contraste no momento do ato cirúrgico para visualizar todo o campo e toda anatomia da região, facilitando para toda equipe uma maior precisão, resultando assim numa maior segurança no procedimento e evitando que os pacientes sejam transferidos para fazer essas cirurgias”.


    “Os procedimentos que esse aparelho auxilia são procedimentos mais complicados, a exemplo de uma cirurgia onde precisa colocar uma haste intra-óssea, então precisamos de um aparelho nesse momento para seja acompanhado a introdução para que esse osso seja reduzido e nivelado com a maior precisão possível, evitando assim problemas futuros”, finaliza.


    Para a implantação do equipamento, está sendo realizada a reforma de uma sala.

    Autor: Ascom/PMPA