Outubro Rosa: médicos e enfermeiros da Atenção Básica recebem capacitação

  • Publicado no dia: 14-10-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    O Centro de Assistência à Mulher (CAM) está realizando a programação alusiva ao Outubro Rosa, mês dedicado a conscientização e combate ao câncer de mama e colo de útero. Como parte da programação nesta sexta (14), aconteceu o II Encontro de Saúde da Mulher, no Auditório do Hospital Nair Alves de Souza.


    A ação foi uma parceria entre o CAM e o Núcleo de Educação Permanente (NEP). O evento foi organizado pela coordenadora do CAM, HéliaValêska


    “Hoje estamos realizando o segundo momento dessa capacitação para esses profissionais. Nós estamos com uma programação do Outubro Rosa, não só o CAM como todas as Unidades Básicas de Saúde, as especializadas e cada uma com sua programação intensificando a importância do Outubro Rosa, a importância da prevenção”, diz Hélia.


    A coordenadora da Atenção Básica, Simone Andrade, também participou do encontro. “É um momento ímpar para todos os profissionais envolvidos porque a gente acaba tendo acesso às informações mais atualizadas. Cyntia e Paulo trazem estudos que mostram a importância principalmente da prevenção. Os nossos profissionais precisam estar atualizados para prestarem um serviço de excelência para a comunidade”, reforça Simone.


    A capacitação foi destinada para os médicos e enfermeiros da Atenção Básica e ministrada pela Ginecologista, CyntiaCysneiros e o Mastologista, Paulo Lucena. 


    Segundo a Ginecologista do CAM, CyntiaCysneiros, originalmente o Outubro Rosa é mais relacionado ao câncer de mama, é um mês de conscientização da prevenção, do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas a equipe aproveita para fazer um momento de lembrar de todo tipo de câncer que pode acontecer nas mulheres.


    “A gente aproveitou esse momento de capacitação para trazer um pouco mais de atualização sobre os temas, saber como encaminhar, porque é importante saber quando a gente pode fazer o acompanhamento da paciente na Atenção Básica. É importante a gente se cuidar e sempre procurar ajuda, o diagnóstico do câncer de colo e câncer de mama quando feito no início da doença é curável. É importante a gente se cuidar, porque também é um ato de amor as pessoas que amam a gente”, diz a médica.


    De acordo com Paulo Lucena, todos os médicos e enfermeiros da Atenção Básica são capazes de atenderem esses pacientes, mas o alinhamento com um especialista é fundamental. “Esse alinhamento entre o médico especialista e generalista é importantíssimo até para que a gente possa fazer alguns ajustes. Os exames de rotina e rastreamento são recomendados, as mulheres devem fazer esses exames de rotina conforme sua faixa etária e caso note alguma anormalidade na sua mama ou nos exames devem procurar um especialista”, ressalta.


    A campanha segue até o dia 31 de outubro com atendimentos, exames, capacitação, palestras educativas em cada unidade, além de testes de Sífilis e HIV.

    Autor: Ascom/ PMPA