No feriado que comemorou a Proclamação da República, ocorrido na última segunda-feira, 15, o município de Paulo Afonso esteve movimentado com a presença de turistas vindos de vários estados do Brasil para conhecer os encantos, belezas naturais e o povo acolhedor da região.
Segundo Tales Pacífico, presidente da Associação de Hotéis de Paulo Afonso, a ocupação nesse período chegou a 100 %.”Atualmente em Paulo Afonso temos um total de 1.600 leitos e nesse último feriado tivemos todos esses quartos ocupados e preenchidos por turistas que lotaram a cidade”, afirmou Tales. Ainda segundo o presidente da associação, as origens dos turistas são as mais variadas, a exemplo das cidades de Caruaru, João Pessoa, Recife, Feira de Santana e Salvador.
Entre os atrativos mais procurados estão o Parque Belvedere, as instalações da Chesf e a Prainha. O passeio de catamarã do Rio do Sal e a Praça da Mangueira também são encantos procurados por quem visita Paulo Afonso. “A cidade é elogiada pelas belezas, mas principalmente pela organização e limpeza das ruas e dos pontos turísticos da cidade”, destacou o guia turístico Francisco Cruz que há 26 anos recebe turistas de todos os lugares na cidade. Segundo o guia, as novas programações realizadas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, também tornam a cidade mais atrativa a visitantes, a exemplo do natal no Parque realizado pela primeira vez no ano passado. “O natal iluminado foi surpreendente, recebemos uma grande quantidade de turistas que vieram ver a programação e principalmente as decorações natalinas da cidade”, enfatizou o guia.
A expectativa é que o número de turistas que irão visitar a cidade para o Natal no Parque 2010 possa ser superior ao ano passado. A Prefeitura tem realizado eventos que durante todos os 365 dias do ano atraem visitantes como o Motocross, a Vila da Cultura e a Vila do Forró, além do Moto Energia e da Copa Vela.
Com a presença de visitantes na cidade e região, a economia local, como comércio, bares e restaurantes; também é fomentada gerando mais emprego e renda para a cidade.
Autor: ASCOM/PMPA