Ex-governador Jaques Wagner recebe título de cidadão pauloafonsino

  • Publicado no dia: 06-12-2016
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    A Câmara Municipal de Paulo Afonso realizou nesta segunda-feira, 5/12, uma sessão solene para a entrega do título de cidadão pauloafonsino ao ex-governador da Bahia, Jaques Wagner.


    O propositor do Decreto Legislativo nº 04/2016, Edson Oliveira Maciel (PP), justificou a homenagem listando algumas obras que beneficiaram significativamente a região de Paulo Afonso, como a recuperação da BA 210, a implantação do SAC, UNIVASF e retorno dos voos regulares entre Paulo Afonso e Salvador.


    “Pelos incontáveis benefícios que nossa cidade recebeu durante o governo Jaques Wagner, para mim, é uma honra, com o apoio dos demais colegas vereadores, prestar esta homenagem ao governador que jamais será esquecido pelos baianos”, falou Edson Oliveira em seu breve discurso.


    Filho de Joseph Wagner e Cypa Perla Wagner, imigrantes judeus poloneses, Jaques Wagner nasceu no Rio de Janeiro, 1951. Estudou no Colégio Militar do estado entre1962 e 1968. Iniciou sua carreira política a partir de 1969, no movimento estudantil, quando ingressou no diretório acadêmico da Faculdade de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Entretanto, no início da década de 1970, perseguido pela ditadura militar, teve que abandonar o curso de Engenharia, que não chegou a completar, e sair do Rio de Janeiro, mudando-se para o subúrbio Ferroviário de Salvador.


    Ingressou na indústria petroquímica no polo de Camaçari, na região metropolitana da capital baiana, onde se tornou técnico em manutenção. Começou a atuar no Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica (Sindiquímica-BA), do qual foi diretor e presidente. Filiado ao PT desde então, Jaques Wagner foi eleito deputado Federal em 1990. Depois de três mandatos como deputado Federal, concorreu à Prefeitura de Camaçari e ao governo da Bahia em 2000 e 2002 respectivamente e em ambos foi derrotado. Então, foi convidado por Lula a ser Ministro do Trabalho e posteriormente, em 2005, tornou-se ministro das Relações Institucionais, assumindo a coordenação política do governo e suas relações com o Congresso Nacional. Ainda comandou a Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.


    “É com muita alegria que eu recebo o que considero uma honraria, o título de cidadão de uma cidade tão importante para o Brasil. Agradeço a Dinho e a todos os vereadores que me concederam essa homenagem. Tive a felicidade de conhecer os 417 municípios baianos, fiz amigos por onde passei, e tenho um carinho especial pelo povo de Paulo Afonso. E agora, mais ainda, porque sou reconhecido como cidadão pauloafonsino”, falou Wagner.


    Prestigiaram a solenidade o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira; o vice-prefeito eleito, Flávio Henrique; o secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Josias Gomes; secretários municipais; políticos da região e representantes de diversos setores.

    Autor: ASCOM/PMPA