Equipe do projeto Mamacaru agradece ao prefeito Luiz de Deus pelo apoio ao esporte

• Publicado no dia: 14-12-2022

Na manhã desta quarta-feira (14), o prefeito Luiz de Deus recebeu a visita da equipe do Projeto Mamacaru. No encontro, as mulheres agradeceram ao gestor pelo apoio ao esporte. De 26 a 29 de outubro, através do apoio da Secretaria de Cultura e Esportes (Seculte), o grupo participou do 1º Festival Internacional de Dragon Boat de Mulheres Sobreviventes do Câncer de Mama, em Brasília.

“Estou muito feliz com essa visita e podem contar com o meu apoio para o esporte sempre. Acredito que a atividade desportiva transforma vidas, assim como o Carranca Boat tem mudado a vida de vocês”, diz o prefeito Luiz de Deus.

A prática do remo em Dragon Boat tem mudado a vida de mulheres na sua jornada contra o câncer de mama em várias partes do mundo. Em 1996, o Departamento de Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício, da University Of British Columbia, Canadá, comprovou que exercícios vigorosos para o corpo em mulheres que se trataram de câncer de mama diminuiria o desenvolvimento da principal complicação, o linfedema, uma debilitação crônica consequente do tratamento que altera o movimento dos braços.

Nesse contexto nasceu o primeiro projeto de mulheres remadoras usufruindo canoagem coletiva com o dragon boat, barco tradicional chinês, o Canomama. Paralelo ao Festival, ocorre o 1º Encontro Nacional de Remadoras Rosas.