Equipe da Saúde do Estado reúne-se com prefeito e secretários para tratar sobre número de casos de covid no município e HNAS

  • Publicado no dia: 21-05-2021
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Uma reunião realizada no gabinete do prefeito Luiz de Deus, na manhã desta sexta-feira (21), teve como pauta os números de casos ativos de covid no município e o Hospital Nair Alves de Souza. O encontro teve a participação do assessor do Secretário de Estado de Saúde Fábio Vilas Boas, Cássio Garcia, que veio acompanhar a situação atual, uma vez que o número de positivados tem crescido nos últimos dias e Paulo Afonso é o município referência da região para o atendimento do coronavírus.


    O assessor veio a convite do secretário de Saúde Adonel Júnior, para avaliar ainda a condição do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS). “Viemos fazer uma avaliação porque é uma região que nos preocupa muito no Estado da Bahia devido ao número de casos ativos e a alta taxa de ocupação dos leitos. A idéia é avaliar a rede municipal para que possamos discutir algumas medidas para serem levadas ao corpo central do Estado, e assim criar ações de como frear o grande número de casos e melhorar a assistência regional”, explica Cássio.


    Ele reforça que o melhor meio de evitar o contágio é o isolamento. “Temos como medidas de segurança a higiene das mãos, o uso de máscara, mas a mais efetiva é a diminuição de circulação de pessoas e para isso temos que tomar medidas restritivas sim. Está dentro da estratégia aumentar as restrições e por isso essa discussão com governo municipal”, reforça.


    Cássio relembra que Paulo Afonso, por ser município pólo e fazer parte da rede PEBA (Pernambuco/ Bahia) de saúde, recebe usuário de outras cidades e estados, o que preocupa a ocupação do número de leitos. “Paulo Afonso é um município pólo, faz parte da rede PEBA, e acaba recebendo usuários de outros estados e município e isso nos preocupa e dá maior relevância devido a ocupação dos leitos, por isso estamos empenhados tentando viabilizar o melhor atendimento”.


    O Administrador do BTN, Luiz Humberto, e o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Nino Rangel, também estiveram presentes. Após o encontro no gabinete, Adonel e Nino reuniram-se com representantes de setores do comércio do município para debater algumas medidas. “Estamos em discussão constate com o representante do Estado, alinhando as diretrizes que serão tomadas.
    O número está crescente e a região Norte está dessa forma, então discutimos com representantes dos setores e estamos criando estratégias para levar ao Estado”, explica Adonel.

    Autor: Ascom/PMPA