O Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, ministrado nos anos de 2010 e 2011, parceria entre a Prefeitura de Paulo de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ministério da Educação e Universidade Federal da Bahia, deixa um legado para todos os educadores – a publicação do livro “O Coordenador Pedagógico na Escola Contemporânea”.
Trata-se de uma coletânea de artigos produzidos durante a pós-graduação, nos diversos polos da Bahia, dentre eles Paulo Afonso, e selecionada pelos docentes da UFBA, cuja publicação ocorreu no segundo semestre de 2012. Em meio aos textos selecionados, dois deles são de autoria de coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino. Na página 53, consta o artigo “Coordenador Pedagógico, repto de uma profissão que modifica a escola”, de autoria dos coordenadores escolares Erivaldo Henrique de Arimateia, Josefa Ferreira de Andrade, Maria Meriam Gomes Ribeiro Vilela, Marivanda Maria Varjão e Patrícia Silva de Santana. Já na página 245, outro grupo formado por Alessandra Teixeira Alves Gomes, Jucileide de Carvalho Ambrósio Lago, Luzânia Maria do Nascimento, Maria Madalena Neves dos Santos e Silvânia Monteiro Pinto Alves assinam o artigo intitulado “Gestão democrática: a vivência do Coordenador Pedagógico no ambiente escolar.”
Os professores Ronaldo Venas e Iracy Alves, coordenadores do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica e organizadores do livro, no prefácio, enfatizam: “Os textos deixam claro o papel central do coordenador pedagógico como articulador no processo de construção da escola que permite o fortalecimento de valores e respeito às diferenças”. Há um exemplar à disposição dos leitores na Biblioteca Municipal Raso da Catarina; cada um dos coordenadores pedagógicos/autores também recebeu um livro para o seu acervo.
A professora Selma Carvalho, secretária municipal de Educação, que tem ampla experiência na área de coordenação pedagógica, teceu elogios aos coordenadores da rede municipal de ensino, frisando a prioridade da administração municipal para melhoria contínua da educação. “A publicação dessa coletânea de 22 artigos, pela UFBA, que registra dois artigos de autoria de coordenadores pedagógicos de nossa Rede de Ensino é mais uma prova inconteste de que nossos profissionais são capacitados para o exercício de suas funções, têm um vasto conhecimento bibliográfico e expandem seus conhecimentos quando participam de formações profissionais”, concluiu a secretária.
Autor: ASCOM/ PMPA com informações da Secretaria de Educação