Consultas, capacitação, palestras e testes fazem parte da programação da Campanha Outubro Rosa promovida pelo CAM

  • Publicado no dia: 06-10-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    O Centro de Assistência à Mulher (CAM) realiza programação alusiva ao Outubro Rosa, mês dedicado a conscientização e combate ao câncer de mama e colo de útero. As atividades tiveram início nesta quarta-feira (5), com uma palestra com a psicóloga Nadja Pinheiro e se estendem durante todo o mês.


    A enfermeira e coordenadora, Hélia Valeska, fala sobre a importância de se cuidar, realizando o autoexame. “A gente intensifica bastante essa campanha no mês de outubro, mas realizamos as ações de prevenção durante todo o ano, porque o câncer existe e é uma realidade. Nós intensificamos como profissionais de saúde e parceiros, junto também com mulheres que já tiveram câncer de mama. A gente passa para as mulheres e para os homens também, que o câncer de mama também acomete homens, a importância do exame, de procurar uma assistência e se cuidar, isso é muito importante”, diz.


    Além do CAM, a programação vai acontecer em todas as unidades de saúde. “Nós temos uma programação do Centro de Referência da Mulher (CRM), inclusive iniciamos com uma palestra realizada pela psicóloga Nadja Pinheiro, com uma conversa com as mulheres que vieram para a consulta com o médico Paulo Lucena, que é nosso mastologista da rede”, explica.


    Nesta sexta (7), a equipe estará com os profissionais de educação física, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) na parte da manhã fazendo a abertura dos atendimentos de ginecologia com a médica Cyntia Cysneiros e os médicos Luiz Carlos e Paulo Lucena.


    De acordo com Hélia, durante todo o mês terá atendimento ginecológico, contemplando uma quantidade maior de consultas. “Vamos proporcionar para todas as unidades básicas vagas a mais para essas mulheres que estão com demanda reprimida para que elas consigam passar por uma consulta com o ginecologista”.


    Nos dias 14, 17 e 19, junto com esse atendimento e consulta de mastologia e ginecologia, a equipe também estará com o Serviço de Testagem e Aconselhamento (Seta), por meio da coordenadora Isis realizando testes rápidos de Sífilis e HIV. “Essas mulheres, ao se consultarem, também vão realizar os testes. Durante todo mês estaremos realizando junto com os postos de saúde, cada unidade de Atenção Básica vai estar promovendo a atividade de acordo com sua programação interna, suas atividades, consultas, palestras educativas e outros”, ressaltou.


    Como parte da programação, no dia 14 pela manhã, acontecerá uma capacitação no Auditório Edson Teixeira para os médicos e enfermeiros da Atenção Básica. “Fizemos no ano passado e estaremos realizando novamente uma capacitação com os médicos Paulo e Cyntia para os profissionais. Esse momento será muito importante, porque estaremos atualizando, qualificando e passando mais informações para sobre mastologia e ginecologia”, finalizou.

     

    Autor: Ascom/ PMPA