O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Paulo Afonso conquistou mais uma vitória para o município. Dessa vez, o COMPEDE por meio de sua plenária, autorizou a indicação de Paulo Afonso a uma cadeira no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE) em Salvador. No último dia 18 de dezembro, representado por seu presidente Lúcio Flávio Teixeira, entre os oito Conselhos que concorreram a uma vaga, o COMPEDE obteve três votos e ficou na suplência.
O COEDE/Bahia é composto por 28 membros, sendo 14 governamentais e 14 da sociedade civil organizada, sendo que três dessas cadeiras são destinadas aos conselhos municipais. Para o biênio 2015/2017, o pleito organizado pelo COEDE ocorreu, na quinta-feira, 18/12, no auditório da Defensoria Pública da Bahia, em Salvador e elegeu como conselhos titulares: Valença, Santo Antônio de Jesus e Ipirá. Como suplentes foram eleitos os Conselho de Paulo Afonso, Camaçari e Juazeiro. A posse está prevista para acontecer no mês de fevereiro de 2015, em data a ser marcada pelo Governador Rui Costa. De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Paulo Afonso, Lúcio Flávio, caberá ao COMPEDE indicar o nome do seu representante no COEDE.
“Apesar do COMPEDE ter sido criado em 2006 foi a primeira vez que concorremos a uma vaga no COEDE e a experiência eleitoral dos conselhos, que já estão lá há mais tempo fez a diferença; acreditamos que Paulo Afonso se faz contemplado nesse primeiro pleito. O importante agora é que ampliamos a nossa participação no Conselho Estadual, com a possibilidade não só de ter voz, mas na ausência do titular, também votar. Isso é muito importante para imagem política do nosso município, dentro da estrutura do Governo Estadual”, esclareceu Lúcio Flávio.
Autor: ASCOM/PMPA