CMMA realiza mais uma homenagem e entrega Certificado de Honra ao Mérito Ambiental a Sérgio Xavier, nesta quarta-feira(19)

  • Publicado no dia: 17-10-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    Nesta quarta-feira (19), o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) realiza mais uma solenidade paracelebrar as pessoas e instituições que desenvolvem ações e projetos em prol das questões socioambientais. Desta vez, o homenageado é o pauloafonsino Sérgio Luiz de Carvalho Xavier, que recebe o Certificado de Honra ao Mérito Ambiental Ano 2022.


    De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, e presidente do Conselho, Ivaldo Sales Júnior, Sérgio tem se destacado pelos relevantes serviços prestados ao meio ambiente e à sustentabilidade. “Para nós é uma grande alegria poder homenagear esse grande articulador e defensor de projetos tão importantes para o meio ambiente, além de pauloafonsino”, diz Ivaldo.


    A Cerimônia Magna acontece às 9h, no Memorial Chesf, e conta ainda com uma palestra com o tema “Produção de Biogás e/ou Biofertilizante através Biomassa além da recuperação de Carbono”.Ivaldo ressalta a importância de ter um momento como este, de homenagem aos impulsionadores de projetos que tenham esse foco. “Essa é mais uma forma de reconhecer esse trabalho tão importante, de fomentar a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Convido a todos para estarem presentes nesta homenagem”, fala o secretário.


    Sérgio Xavier é desenvolvedor de projetos inovadores de Economia Circular Carbono Neutro e articulador de Políticas Públicas Sustentáveis. É jornalista, com formação acadêmica em Comunicação Social (UNICAP), ecologista, cofundador do Partido Verde no Brasil, empreendedor de tecnologias digitais e foi Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco. Atualmente coordena projetos internacionais no Centro Brasil no Clima – CBC, organização não governamental, com sede no Rio de Janeiro, dedicada a projetos econômicos de menos carbono e articulação de políticas públicas para conter as mudanças climáticas.


    No CBC, é articulador da iniciativa Governadores Pelo Clima, que reúne 23 governadores brasileiros; consultor executivo do Projeto StrategicPartnerships for theImplementationofthe Paris Agreement, da União Europeia no Brasil; desenvolvedor do Projeto HidroSinergia, Lab de Economia Regenerativa do rio São Francisco, que apoia a criação da Cooperativa de Crédito de Carbono Social da Caatinga e visa impulsionar a produção de Hidrogênio Verde no Nordeste brasileiro.


    Ele é coordenador também do Lab Noronha Pelo Planeta – um laboratório de tecnologias carbono neutro e inovações para economia circular no arquipélago de Fernando de Noronha. Quando foi gerente de comunicação da Chesf, de 1993 a 1997, Sérgio Xavier desenvolveu um plano de divulgação de potencialidades ecoturísticas de Paulo Afonso, que incluiu ações de esportes radicais no cânion do São Francisco, um EcoFestival com artistas internacionais, que foi realizado na Ilha do Urubu, a abertura programada das Cachoeiras, a gravação de programas de tv na região e a criação do Memorial da Chesf, desenvolvido com a participação de diversos departamentos da empresa e parcerias com a Prefeitura de Paulo Afonso.


    Foi também Secretário Nacional de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura, na gestão do Ministro Gilberto Gil, de 2003 a 2006, e Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, em 1998. Em 2016, convidado pelo governo dos Estados Unidos, participou do International Visitor LeadershipProgram, na Califórnia, Georgia e em Washington. Com larga experiência em gestão pública e privada, atualmente também compõe conselhos de administração de grandes empresas.

    Autor: Ascom/ PMPA