Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e multivacinação tem início nesta segunda (8)

Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e multivacinação tem início nesta segunda (8)

Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e multivacinação tem início nesta segunda (8)

 

A partir desta segunda-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica estarão realizando a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e a multivacinação para atualização da caderneta da criança e do adolescente. A Imunização acontece até 9 de setembro.


A vacina de poliomielite será destinada para crianças de 0 a menores de 5 anos de idade. Já a multivacinação será para crianças de zero a adolescentes até 15 anos. As duas imunizações serão realizadas nos postos de saúde do Centro e BTN, das 7h30 às 10h30, e das 13h30 às 16h, de segunda a quinta e na sexta 7h às 12h30. Já na zona rural acontece das 7h às 12h30, de segunda a sexta.  


“Todas as vacinas para crianças e adolescentes serão disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivamente para este público e oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde do município”, explica a enfermeira da Vigilância Sanitária, Viviane Marques.


Para receber as vacinas é necessário levar o cartão SUS, documento de identificação, cartão de vacina, comprovante de residência e estar acompanhado de pais ou responsáveis maior de 18 anos.


A coordenadora de imunização, Damaris Lopes, comenta que a atualização da caderneta é fundamental para aumentar a cobertura vacinal, controlar e diminuir a incidência de doenças e evitar possíveis epidemias. “Essa é uma oportunidade que os pais terão para atualizar em um único dia a caderneta de vacinação de seus filhos, pois a imunização evita a propagação de doenças que causam sequelas ou até mesmo o óbito de crianças e adolescentes”.


A enfermeira ainda destacou que será possível a imunização contra o papilomavírus humano (HPV), vacina que é exclusiva para meninas de 9 a 14 anos e de meninos de 11 a 14 anos. “O HPV é um vírus que infecta tanto em homens quanto mulheres. O câncer do colo do útero está associado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV, daí a importância dessa imunização”.


“É muito importante essa vacinação para que a gente consiga reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país e garantir que nossas crianças e adolescentes recebam todas as vacinas pelo programa de imunização. É muito importante que a gente faça essa atualização para evitar problemas futuros”, diz a superintendente em Vigilância em Saúde, Micheline Moreira.


O dia D será realizado em  20 de agosto, com horário de atendimento das 8h às 13h, nos postos de saúde.

 

VACINAS DESTINADAS PARA AS CRIANÇAS:

BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.


VACINAS DESTINADAS PARA ADOLESCENTES:

Para os adolescentes a equipe estará aplicando a Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).

 

Autor: Ascom/PMPA

Artigos Relacionados