Os profissionais do Programa Auxílio Brasil do Centro e do Bairro Tancredo Neves (BTN), estarão recebendo nesta quinta-feira (24), uma capacitação sobre o Processo de Averiguação de Famílias Unipessoais. Devido ao treinamento, as duas unidades só funcionarão até às 10h, na quinta, e na sexta (25) retornam com o atendimento normalizado.
O programa vai passar por um novo processo de Averiguação das Famílias Unipessoais, devido a inconsistência das informações repassadas por alguns usuários. De acordo com a Coordenadora do Programa Auxílio Brasil do município, Cecilma Regina, durante o período de novembro de 2021 a outubro de 2022 houve um índice muito grande de pessoas que fizeram o cadastro e se colocaram sozinhas.
Diante deste alto número e de muitas informações equivocadas, o Tribunal de Contas da União solicitou ao Governo Federal a averiguação de todos os cadastros deste tipo de família, ficando fora apenas moradores de rua, indígenas, quilombolas e catadores de material reciclado.
“Vamos ter que fazer essa averiguação de todas essas pessoas que são do município e para isso vamos precisar reduzir o horário nesta quinta para poder capacitar a equipe. Este processo vai exigir mudança no sistema do Cadastro Único e a imediata realização de visitas domiciliares”, diz a coordenadora.
Ainda segundo ela, no mês de novembro, o Governo Federal já bloqueou, de forma indevida, vários benefícios de pessoas que moram sozinhas. “Entretanto, o mesmo já identificou o erro e as pessoas vão receber o benefício ainda este mês. É válido ressaltar que mesmo quem não recebe o benefício de R$ 600,00, receberá visita domiciliar, pois é uma determinação do Tribunal de Contas da União”, explica Cecilma.
Autor: Ascom/PMPA