Ampliada vacinação contra meningite e HPV para público de 9 a 14 anos

  • Publicado no dia: 20-09-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    O Ministério da Saúde emitiu neste mês um comunicado para ampliação da oferta da vacina contra meningite e HPV, que passa a atender o público de 9 a 14 anos. Anteriormente a vacina da meningite era destinada para adolescentes de 11 e 12 anos.


    A vacina, que protege contra quatro subgrupos da meningite, terá um longo prazo de aplicação, mas a coordenadora de Imunização, Damaris Lopes, ressalta a importância de antecipar. “Há um período longo de oferta dessa vacina, mas é importante ser buscada logo agora no início”, diz.


    Ela reforça que a meningite é uma doença que é adquirida na faixa etária que está sendo ofertada. “É um grupo de risco e então foi entendido que esse grupo poderia ser prioritário contra os quatro tipos de meningite e que ela é transmitida de pessoa para pessoa. É importante que se proteja”, reforça.


    Além da vacina de meningite o Ministério da Saúde também emitiu uma nota sobre a vacina de HPV que teve mudança permanente. Antes existia uma diferença de idade na faixa etária de meninas e meninos, sendo meninas de 9 a 14 anos e menino era de 10 a 14 que poderiam tomar. Com a mudança do calendário e da faixa etária agora meninos e meninas de 9 a 14 anos podem tomar. A vacina é ofertada em duas doses com intervalo.


    O HPV é uma doença transmitida sexualmente e a forma de prevenir é pela vacinação. A vacina protege contra quatro tipos de HPV, ela é chamada de vacina quadrivalente exatamente por causa das quatro proteções que ela traz.


    Para receber as vacinas da meningite e HPV o público deve procurar as salas de vacina do município das 7h30 às 10h30 e 13h30 até as 16h30. No Centro de Especialidades a sala de vacina atende das 8h até as 16h.

    Autor: Ascom/PMPA