Durante toda a manhã desta quarta-feira, 6, a movimentação foi intensa no Parque de Exposições Djalma Wanderley para acertar os últimos detalhes para a V Exposição de Caprinos e Ovinos. O evento acontece de 6 a 10 de maio e tem sua abertura oficial marcada para esta quinta-feira, 7, às 19h, com a presença do prefeito Anilton Bastos, secretários e autoridades.
Ainda na quarta-feira à noite, o evento teve o seu primeiro dia de abertura. Algumas pessoas estiveram no local já conferindo os animais, mas a tendência é que o fluxo aumente durante os próximos dias.
A chegada dos animais atraiu a atenção de alguns populares, que circulavam pelo parque e conferiam os portes dos bichos. Os expositores realizavam ajustes nas baias, organizando o local onde os animais ficarão expostos durante os quatro dias. Para o criador Cassiano Rios, do município baiano de Retirolândia, as expectativas para o evento são as melhores possíveis. “Está tudo muito bem organizado. A equipe está de parabéns pelo trabalho e pelo modo com que tem recepcionado os criadores”, frisou Cassiano.
Para chegar ao resultado positivo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico trabalhou em escala dobrada não só para a realização do evento, mas para colocar o Parque de Exposições em condições de uso, uma vez que foi recebido totalmente degradado pela gestão passada.
Segundo o secretário Petrônio Nogueira, a depredação do prédio foi imensa. “Encontramos o parque em uma situação lastimável. Não havia lâmpadas no estacionamento, os banheiros estavam quebrados, a área de leilão toda danificada e até os mastros das bandeiras foram levados; entre tantas outras coisas”, explica o secretário.
Ele enfatiza que apesar de todas as dificuldades a Prefeitura vem trabalhando para que todos os problemas sejam sanados e a população tenha de volta a tradicional exposição. “Essa é uma das metas dessa gestão, a retomada da exposição de animais”, falou.
Para o evento são esperados cerca de 400 animais entre caprinos e ovinos dos estados da Bahia e Sergipe. “Agradeço, inclusive, à Secretaria de Agricultura do Estado de Sergipe, que nos emprestou essas baias”, disse Petrônio. O secretário ressalta que esta será uma exposição rankeada, onde participam animais que são ranking. O julgamento será realizado por um juiz da Paraíba. A previsão é que dentro de mais um ou dois anos a exposição passe a ser agropecuária. “Tudo vai depender de Alagoas e Pernambuco tornarem-se zonas livres da aftosa”.
Além da exposição de animais, o evento conta ainda com praça de alimentação e shows. Nesta sexta-feira, 8, apresenta-se a Banda Mastruz com Leite e no sábado, 9, Léo e Thiago,Banda Origem do Forró, Além dos shows, tem também forró pé-de-serra com Edilson do Acordeon, Sala de Reboco e outros. “As expectativas são as melhores possíveis”, diz Petrônio, acrescentando que o próximo passo será a preparação para o Festival da Tilápia, que acontece em novembro.
Autor: ASCOM/PMPA