O teste realizado no trecho da Avenida Amâncio Pereira durante os dias 4 e 5 de fevereiro, transformando a via em mão única, teve resultado positivo. A ação faz parte do projeto de melhoria do trânsito da cidade e, segundo o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Francisco Daniel, foi aprovada pela população.
O diretor explica que as pessoas responderam satisfatoriamente, uma vez que a mudança apresentou segurança para os pedestres e condutores. “Realizamos a ação com êxito, proporcionando mais segurança para o pedestre e condutores”, falou Francisco.
Para a estudante Elma Pereira a mudança foi aprovada. “Eu sempre ando aqui pelo centro e observei que ficou bem melhor para atravessar a rua porque não temos a preocupação com os carros circulando de um lado e de outro”, falou.
O trecho foi testado especialmente por ter um grande fluxo de veículos e ônibus e concentrar carros estacionados em ambos os lados, tornando a rua inadequada para o tráfego em mão dupla. “Muitas vezes os motoristas de ônibus têm que fazer manobras arriscadas para livrarem-se dos carros estacionados”, falou Francisco.
Ele complementa que a possibilidade para a mudança permanente está sendo estudada. “Estamos ajustando algumas medidas para que o tráfego na nossa cidade melhore, como a realização de simulações e testes, porque só assim vivenciaremos a real situação. Estudaremos todas as possibilidades para a partir daí fazer as possíveis mudanças permanentes”.
Autor: ASCOM/ PMPA