• Portal Transparência
  • Ouvidoria Geral
  • Início
  • Prefeitura
    • História
    • Prefeito
    • Vice-Prefeito
    • Chefe de Gabinete
    • OUVIDORIA
    • Secretarias
  • Editais
  • Portal Transparência
  • Papelzero
  • Turismo
  • Cultura
  • Processo Seletivo
  • Início
  • Prefeitura
    • História
    • Prefeito
    • Vice-Prefeito
    • Chefe de Gabinete
    • OUVIDORIA
    • Secretarias
  • Editais
  • Portal Transparência
  • Papelzero
  • Turismo
  • Cultura
  • Processo Seletivo
DIÁRIO OFICIAL
Início Mais Notícias

Secretarias de governo planejam ações da Busca Ativa Escolar do Selo UNICEF

30-06-2023
em Mais Notícias
Secretarias de governo planejam ações da Busca Ativa Escolar do Selo UNICEF
FacebookWhatsApp

Em reunião que aconteceu nesta quarta-feira (13), no Auditório Edison Teixeira, representantes das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação planejaram as ações a serem desenvolvidas na Busca Ativa Escolar, com vistas à conquista do Selo UNICEF Município Aprovado edição 2017/2020.


O Selo UNICEF – Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos objetivos de desenvolvimento do milênio. O município de Paulo Afonso já foi certificado por três vezes e busca a quarta certificação.


Participaram do encontro, a articuladora do Selo UNICEF em Paulo Afonso, Ana Rúbia de Azevedo Santos; a mobilizadora do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Luciana Moura; a conselheira tutelar Kátia Hora, além de agentes comunitários de saúde e servidores das secretarias envolvidas nas atividades.


Sobre a exclusão escolar, principal assunto da pauta, os participantes discutiram as possíveis causas, como: adolescentes em conflito com a lei, violência doméstica e sexual e limitações físicas. “A partir da identificação do problema que impede a criança ou o adolescente de chegar à escola, a Secretaria de Educação, assim como outros órgãos responsáveis pelo assunto, devem ser comunicados, para que seja encontrada uma solução”, observa a conselheira tutelar, Kátia Hora.


Segundo dados do UNICEF, em Paulo Afonso, até o final de 2018, foram identificadas crianças na faixa etária de 4 a 5 anos ou adolescentes de 15 a 17, fora da escola por algum motivo. Para Luciana Moura, com a integração entre as secretarias e visitas aos bairros onde foram identificados os maiores índices, é possível reverter o quadro apontado pelo UNICEF.


“A série de atividades que nós iniciamos hoje pretende mobilizar os entes envolvidos, para juntos, discutirmos as causas, eliminar empecilhos e formar um conjunto de ideias, para que alcancemos o objetivo. A meta é diminuir em ao máximo o índice de crianças e adolescentes fora da escola em nosso município”, diz Luciana.


A mobilizadora, que também coordena o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), enfatiza a importância da participação dos agentes comunitários de saúde e dos adolescentes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) na identificação das famílias onde há casos de exclusão escolar.


As atividades da Busca Ativa Escolar do Selo UNICEF se encerram no dia 31 de março, com um Pit Stop na feira da CEASA.

 

 

Autor: Ascom/PMPA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Posts recentes

  • Com presença de Desembargador Emílio Resedá, Paulo Afonso impulsiona campanha de Imposto de Renda Solidário
  • Moto Paulo Afonso 2026 traz atrações de peso e movimenta economia local: Veja programação completa
  • Produtores recebem mudas de nova variedade de mandioca através do projeto Lagos do São Francisco
  • Prefeitura de Paulo Afonso realiza ação integrada com serviços essenciais em comunidades indígenas do município
  • Reajuste salarial para servidores municipais enviado pelo Executivo é aprovado na Câmara, primeiro em quase dez anos

Categorias

  • Eventos
  • Galeria de Fotos
  • Mais Galerias
  • Mais Notícias
  • Meio Ambiente
  • Notícias
  • secretarias
  • Uncategorized

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Whatsapp Youtube Instagram

Saiba mais

  • Notícias
  • Secretários
  • História
  • Locais de atendimento

Transparência

  • Portal
  • LGPD
  • Sistemas Administrativos
  • Servidor
  • Cidadão
  • Diário oficial

Informações

  • Editais
  • E-Mail

© 2025 DTI - Prefeitura de Paulo Afonso. Todos os Direitos Reservados - Site Oficial

Política de Privacidade

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Adicionar Novo Link Transparência
  • Adicionar novo post
  • Adoção de Animal
  • Cadastro Catadores
  • Concurso Escolar Educação Ambiental
  • Credenciamento Carroceiros
  • Credenciamento Cultural
  • Credenciamento de Ambulantes
  • Credenciamento Imprensa Copa Vela 2025
  • Editais
  • Editais
  • Editar Editais
  • Editar post
  • Editar post
  • Editar post
  • História
  • identidadevisual
  • Início
  • Início PMPA
  • Inscrição Conferência Assistência Social
  • Inscrições Processo Seletivo
  • iptu2026
  • LDO2026
  • Links Transparência
  • Listar Editais
  • Login
  • NFE
  • ntnfeold
  • Obrigado
  • Painel
  • Painel
  • Painel SMTI
  • Papelzero
    • Sem Papel
  • Pesquisa SMS
  • pg2026
  • Portal Transparência
  • Posts
  • PPA LOA
  • Prefeitura
  • Processo Seletivo
  • Sample Page
  • simam
  • Sistemas Administrativos
  • SmartView PA
  • SMTI Chamados

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Fale com o Conecta PA!
WhatsApp
OiOlá 👋, boas-vindas ao Conecta PA*
Podemos te ajudar?
Abrir bate-papo