Mais uma vez o trabalho desenvolvido pela Cozinha Comunitária de Paulo Afonso, localizada no Bairro Benone Rezende, foi elogiado. O reconhecimento veio por meio do Departamento de Estruturação e Integração de Sistemas Públicos Agroalimentares (DEISP), que faz parte da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), órgão do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
No e-mail enviado pela coordenadora-geral de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional, Kathleen Oliveira, ela ressalta o trabalho realizado. “Parabéns pelo trabalho desenvolvido. É também bastante motivador para nós termos contato com experiências tão enriquecedoras e importantes para a promoção do direito humano à alimentação adequada”, frisou a coordenadora.
Além de ofertar alimentação nutritiva a baixo custo, a Cozinha Comunitária realiza atividades socioeducativas e integradoras por meio de palestras educativas. O local, construído rigorosamente dentro dos padrões exigidos pelo MDS, oportuniza aos moradores da comunidade acesso a informações sobre educação alimentar.
No início deste ano as ações da Cozinha Comunitária também foram reconhecidas pela Rede Integrada de Segurança Alimentar e Nutricional (RedeSAN) do Rio Grande do Sul, que publicou matéria sobre o órgão pauloafonsino. “Ver mais este reconhecimento nos fortalece e reforça a continuidade do trabalho que desenvolvemos com tanta dedicação. É motivo de muita alegria saber que estamos no caminho certo”, disse a assistente social Ana Rúbia, coordenadora das palestras.
A Cozinha Comunitária é um espaço que visa a atender as famílias comprovadamente de baixa renda dos bairros Benone Rezende, Marina França e BTN. Funciona de segunda a sexta-feira, servindo diariamente 500 almoços ao preço de R$ 0,50 cada e 500 pratos de sopa à noite por apenas R$ 0,25 cada.
Autor: ASCOM/ PMPA