SAMU de Paulo Afonso é contemplado com “motolância”

SAMU de Paulo Afonso é contemplado com “motolância”

SAMU de Paulo Afonso é contemplado com “motolância”

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Paulo Afonso foi contemplado pelo Ministério da Saúde com uma “motolância” – motocicleta  que será equipada  pelo município com  aparelhos e medicações utilizados em primeiros socorros, conforme padronização do Ministério da Saúde. O veículo tem como objetivo diminuir o tempo de atendimento às vítimas, uma vez que chega ao local do acidente com maior agilidade.

De acordo com a coordenadora do SAMU, a enfermeira Andréa Batomarco, com a motocicleta o tempo de socorro à vítima chega a ser de três a cinco minutos mais rápido do que a ambulância, segundo dados estatísticos do ministério da Saúde “Esse tempo é de vital importância para o pronto atendimento podendo, inclusive, reduzir potencialmente a ocorrência de óbitos”, frisou. Ela explica que o veículo tem mais agilidade e facilidade de locomoção, principalmente em situações onde o tráfego de veículos é intenso. “Ao chegar ao local o profissional em saúde prestará os primeiros socorros e aguardará a ambulância, que fará o transporte da vítima”, enfatiza Batomarco.

A enfermeira ressalta que a moto será guiada por um técnico em enfermagem, com habilitação e experiência em pilotagem de no mínimo um ano, devidamente treinado com curso de pilotagem defensiva, e experiência mínima de dois anos em atendimento de urgência e emergência. “Estamos seguindo todos os requisitos que menciona o Ministério a Saúde”, disse.  

A implantação da motolância nas unidades do SAMU faz parte da portaria nº 2.971/08 do Ministério da Saúde.

 

 

 

 

 

Autor: ASCOM/PMPA

Artigos Relacionados