Nesta terça-feira (12), aconteceu uma reunião que deu início ao processo de criação da primeira base de formulação de um plano de economia regenerativa para Paulo Afonso e região do Canyon do São Francisco. A ação foi liderada pelo Coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, Sérgio Xavier.
Estiveram presentes o Secretário de Meio Ambiente, Ivaldo Sales; a assessora técnica da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, Clícia Nascimento; representantes do ICMBIO e outros setores.
De acordo com Sérgio, a ideia é desenvolver projetos, inovações, que gerem renda, emprego, novos modelos de negócios na região, recuperando o meio ambiente e incluindo a participação das pessoas nesse processo.”Hoje o modelo econômico devasta, degrada e não resolve a desigualdade, portanto a gente tem que inverter essa economia, criar modelos que possam regenerar a nossa caatinga, recuperar o Rio São Francisco, possam incluir as pessoas, fazer isso de uma maneira articulada com toda a sociedade juntando as academias, as universidades, o setor empresarial, as organizações governamentais e as prefeituras”, explica Sérgio.
Segundo o coordenador, a Prefeitura de Paulo Afonso é um elo extremamente estratégico pela importância, pela capacidade de articulação regional e por isso a cidade passa a ser o primeiro lugar do Brasil que começa a organizar dessa maneira criando uma grande inovação que vai ser replicada também em outras regiões.
“O Fórum de mudança de clima é presidido pelo próprio Presidente da República e nós estamos articulando todas essas bases para formular as propostas e fazer chegar até os ministérios, governos estatuais e federais para fortalecer esse modelo. O nosso plano aqui na região é realmente criar essa mobilização com a sociedade”, conclui.