A instalação da Policlínica Regional em Paulo Afonso vai trazer uma nova diretriz para a área da saúde e, com ela, o setor de Atenção Básica do município passa a dar suporte aos serviços de média complexidade que serão ofertados na unidade de saúde.
Tendo em vista essa relevância, os profissionais da área estão recebendo capacitação especializada, sendo responsáveis pela coordenação e ordenação dos atendimentos aos nove municípios consorciados.
Para Mariana Lisboa Costa, que faz parte da Coordenação da Atenção Básica Estadual, Paulo Afonso vai ter um papel fundamental no controle dos atendimentos da unidade de saúde. “Estamos trazendo uma qualificação para a Atenção Básica de Paulo Afonso, responsável para o direcionamento dos atendimentos na Policlínica”, afirma.
A capacitação aborda todo o processo de protocolo e marcação de exames e consultas. “A Atenção Básica é a porta de entrada do serviço do usuário, cabendo aos profissionais identificar as necessidades de cada paciente, bem como o encaminhamento, que poderá ser para a Policlínica, a depender de cada caso”, acrescenta.
A coordenadora aponta que antes da instalação, existe um trabalho de conscientização das competências da Policlínica. “Essa parte está sendo feita com todas as Prefeituras, orientando sobre a dinâmica de atendimento. Ou seja, é uma cadeia de informação e qualificação que vai desde os profissionais até o público em geral”, explana.
Para a Coordenadora da Atenção Básica de Paulo Afonso, Simone Pimentel, a capacitação serve para o entendimento do fluxo da unidade de saúde. “Tudo que vem para somar é válido. A Policlínica vai trazer muitos benefícios e essa parceria vem para aprimorar os atendimentos em nossa região e assistir nossa população com as especialidades dispostas”, elenca.
Autor: Ascom/PMPA