Professores e estudantes recebem informações sobre a Caderneta do Adolescente

  • Publicado no dia: 07-12-2015
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    Estudantes da Escola Casa da Criança I, no centro da cidade, participaram de uma atividade especial sobre o uso da Caderneta do Adolescente, um novo instrumento de orientação sobre a saúde da população entre 10 e 19 anos.

     

    Segundo Viviane Marques, responsável pela Atenção Básica de Saúde de Paulo Afonso o objetivo do trabalho é capacitar professores e alunos da rede básica de ensino do nosso município sobre o uso da Caderneta. A ideia ainda é que os professores possam repassar aos pais informações sobre a Caderneta.

     

    Na escola visitada, além da orientação, houve também a oportunidade de realizar vacinação contra o HPV, principal forma de prevenção contra o vírus que causa câncer do colo do útero.

     

    A Caderneta

    Em formato de bolso, para facilitar a utilização e a acomodação nas bolsas e mochilas dos adolescentes, ela reúne informações sobre como evitar doenças, sobre mudanças no corpo, sobre saúde sexual e reprodutiva, além de saúde bucal e alimentação.

     

    Destinada a adolescentes de 10 a 19 anos de idade, como está definido no Estatuto da Criança e Adolescente, apresenta duas versões, uma masculina e uma feminina. Nela é possível encontrar informações sobre doenças como a bulimia e a anorexia, orienta sobre boas práticas de alimentação e apresenta o cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC). Há ainda informações sobre vacinas (hepatite, difteria e tétano, sarampo, caxumba e rubéola), direitos civis, Estatuto da Criança e do Adolescente, violência e drogas.

     

    Além de dados pessoais e dicas de como evitar doenças, as cadernetas destacam que “para curtir a vida e desenvolver todas as capacidades, é preciso ter muita saúde” e que “aprender a cuidar do próprio bem-estar físico, emocional, psicológico, espiritual e social é um dos desafios mais importantes para uma vida saudável”.

     

     

    Autor: ASCOM/PMPA por Dorisvan Lira