Junho, um dos meses mais aguardados do ano chegou, mas infelizmente devido a pandemia de coronavírus, este ano não contará com as tradicionais festas juninas. Para proteger a população, a Prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária, recomenda não acender fogueiras e fogos de artifício para evitar problemas respiratórios.
No documento expedido pela vigilância, ressalta-se que a fumaça é bastante prejudicial a quem tem problemas respiratórios, podendo agravar o quadro clínico de pacientes, uma vez que a fumaça é a porta de entrada para diversas infecções, inclusive a Covid-19.
O texto leva em consideração ainda a possibilidade de intoxicação e acidentes causados por fogos, ocasionando a lotação dos hospitais, bem como a prática de acender a fogueira poder causar aglomeração.
A Vigilância enfatiza que, durante os festejos juninos, equipes estarão fiscalizando com o intuito de coibir quaisquer práticas que comprometam a eficácia do isolamento social. O documento ressalta o respeito às tradições e a cultura da região, mas a medida tem como objetivo o bem comum e a preservação da vida.
Autor: Ascom/PMPA