“Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo”; este foi o tema do Dia Mundial de Alimentação que aconteceu no dia 16 de outubro. Para celebrar o dia, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram a Semana Mundial da Alimentação em Paulo Afonso.
A celebração é promovida em todo o planeta pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no dia 16 de outubro. No Brasil, todos os anos a data é celebrada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) juntamente com parceiros, órgãos públicos e privados e entidades da sociedade civil.
De 15 a 19 de outubro, diversas atividades foram desenvolvidas no Município. Durante esta semana na Cozinha Comunitária, Restaurante Popular e Secretaria de Saúde foram oferecidos serviços à população como: aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar, cálculo do IMC e orientações nutricionais com profissionais da área.
Foram colaboradoras desta semana a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Aldineide Torres; a coordenadora do Restaurante Popular, Gabriela Valério e a coordenadora da Cozinha Comunitária, Leila Silva, além da presença de uma técnica em enfermagem e duas técnicas de nutrição.
A Segurança Alimentar e Nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam: ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. A Rede de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) de Paulo Afonso engloba o Restaurante Popular, a Cozinha Comunitária, o Banco de Alimentos, a Cozinha Experimental, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Cisternas.
Autor: ASCOM / PMPA