Prefeitura e Estado iniciam Mutirão de Mamografia para mulheres de 50 a 69 anos e ação prevê mais de dois mil atendimentos até 2 de maio

0
AÇÕES
0
VISUALIZAÇÕES
Com o objetivo de contribuir para a ampliação do acesso ao exame de mamografia para as mulheres de 50 a 69 anos, a Prefeitura de Paulo Afonso, em parceria com o Governo do Estado, iniciou nesta segunda-feira (15) o Mutirão de Mamografia.
Neste primeiro dia, foram atendidas mulheres dos povoados São José, Arrastapé, Baixa Funda, Sítio do Lúcio e Papagaio.  Severina Vieira Dias de Sá não perdeu tempo e agendou o atendimento na Unidade de Saúde. “Eu agendei no PSF e agora estamos aqui sendo muito bem atendidas. É um exame muito importante e só temos que agradecer por esse momento”, afirmou.
O secretário de Saúde, Alexei Vinicius esteve no local acompanhando o serviço e destacou a alegria de Paulo Afonso estar sediando mais uma vez o programa de rastreamento do câncer de mama, através da primeira etapa. “A importância desse evento é justamente a prevenção porque o câncer de mama tratado precocemente tem uma grande chance de cura. Essa ação mostra a preocupação do prefeito em exercício, Marcondes Francisco, para que a gente possa trazer para essas mulheres esse atendimento. Essa foi a primeira etapa, mas terá mais uma com ultrassom de mama. O SUS geralmente tem uma demanda maior do que a oferta e estratégias como essa vão minimizando esse problema”, explicou.
A ação, que está acontecendo no Lindinalva Cabral, segue até o dia 2 de maio com a expectativa de atender 2.250 mulheres. “É importante que se faça um diagnóstico precoce para que a gente possa orientá-las e se caso tenha alteração ela continue fazendo o acompanhamento”, ressaltou a enfermeira Coordenadora da Unidade de Saúde do povoado São José, Karina Sales.
A Mamografia é um exame fundamental para prevenção do câncer de mama, possibilitando a realização do diagnóstico. Durante os dias do Mutirão de Mamografia, a Secretaria de Saúde estará atendendo mulheres da área urbana e rural.