Dando continuidade aos trabalhos sociais da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, a Secretária de Desenvolvimento teve um dia muito agitado, sexta-feira dia 20 de fevereiro, de 2009. Ana Clara Meireles visitou as instituições no BTN II, a escola de corte e costura, e também o CSU (Centro Social Urbano), com a finalidade de entregar os certificados de conclusão dos cursos de corte e costura e biscuit.
O curso de corte e costura durou quatro meses, foi ministrado pelas professoras Quitéria Soares e Maria Helena e beneficiou alunas do programa bolsa família. Foi organizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), projeto esse que presta serviços socioassistenciais às famílias, visando ao desenvolvimento psicossocial e a melhoria da qualidade de vida. Além do curso, as alunas também tiveram aulas de empreendedorismo, para que elas mesmas possam desenvolver ações de rendas e as tornar independentes. A formatura das garotas foi bastante animada, com direito a decoração carnavalesca, comes e bebes e muita música com o Grupo de Idosos que também são acompanhados pelo CRAS.
“É uma experiência maravilhosa. Eu fui convidada por uma amiga para participar do curso, foi muito difícil, mas consegui, lutei bastante, agora estou aqui me formando. Amei o curso e as professoras também”, conta a aluna formada pelo curso de biscuit, Maria José dos Santos.
Já o curso de Biscuit é um projeto técnico social das 116 casas populares que a Prefeitura irá realizar em parceria com a Caixa Econômica Federal, projeto esse, que vai beneficiar moradores do BTN II. O curso durou oito dias e formou duas turmas, cada uma com 30 alunas formando um total de 60 mulheres. Segundo a assistente social, Jorleide Araújo, a intenção do projeto é capacitar famílias que apresentam difíceis condições socioeconômicas. O objetivo é expor os trabalhos concluídos no artesanato do Centro de Paulo Afonso.
Durante o evento, a Secretária de Desenvolvimento Ana Clara Meireles se pronunciou parabenizando as meninas e disse que pretende levar o trabalho a frente para que outras pessoas possam vir a ter a mesma chance.
O encerramento se deu com a entrega dos certificados, além disso, cada aluna do curso de Biscuit recebeu um kit com os ingredientes precisos para dar continuidade aos trabalhos adquiridos em sala de aula.
Autor: ASCOM