Instagram Youtube
  • Portal Transparência
  • Ouvidoria Geral
  • Início
  • Prefeitura
    • Prefeito
    • Vice-Prefeito
    • Secretarias
  • A Cidade
  • Turismo
  • Cultura
  • Eventos
  • Negócios
  • Portal Transparência
  • Papelzero
  • Organograma
  • Início
  • Prefeitura
    • Prefeito
    • Vice-Prefeito
    • Secretarias
  • A Cidade
  • Turismo
  • Cultura
  • Eventos
  • Negócios
  • Portal Transparência
  • Papelzero
  • Organograma
Diário Oficial
Início Notícias

Prefeito Mário Galinho participa de ato de criação do Ecossistema de Inovação de Paulo Afonso

29-01-2026
em Notícias
Prefeito Mário Galinho participa de ato de criação do Ecossistema de Inovação de Paulo Afonso

Prefeito de Paulo Afonso ao demais parceiros assina ato de criação do HUB de Inovação.

FacebookWhatsApp

Paulo Afonso vivenciou, nesta terça-feira (27), um marco histórico para o desenvolvimento tecnológico e econômico do município. O prefeito Mário Galinho assinou o Ato de Criação do Ecossistema de Inovação de Paulo Afonso, em solenidade realizada no campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

O ato reuniu representantes de instituições públicas e privadas, do setor educacional, produtivo e tecnológico, consolidando oficialmente um conjunto de atores que passam a atuar de forma integrada com o objetivo de atrair investimentos, fomentar projetos estratégicos e fortalecer o ambiente de inovação no município.

A criação do Ecossistema de Inovação representa o primeiro passo para a implantação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCT), cujo projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal, juntamente com a Lei Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia. Com essas três instâncias estruturadas, Paulo Afonso estará apta a concorrer a editais, captar recursos e impulsionar iniciativas inovadoras.

Somente em 2026, mais de R$ 900 milhões deverão ser disponibilizados pelos governos estadual e federal para o fomento à inovação, incluindo a implantação de laboratórios, aquisição de equipamentos, data centers e o desenvolvimento de projetos de pesquisa.

O ato também simboliza o início da concretização do projeto de implantação de um Hub de Inovação, integrando os setores de desenvolvimento econômico, tecnologia, educação e indústria, com base em soluções sustentadas pela Inteligência Artificial. A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação, sob a liderança do secretário Cleilson Gomes, com idealização e apoio direto do prefeito Mário Galinho.

“Esse é um marco de um sonho que temos há muito tempo. Hoje temos condições de promover e articular, junto com todos os parceiros, essa política pública”, destacou o prefeito Mário Galinho.

De acordo com Jacques Fernandes, coordenador do curso de Administração da UNEB, um dos articuladores do processo, a formalização do ecossistema representa um avanço decisivo para o município. “A partir desse ato, deixamos de tratar o tema de forma informal. Paulo Afonso passa a ter um ecossistema de inovação estruturado, com atores que trabalham de forma integrada. Com isso documentado, podemos fomentar ações e captar recursos”, afirmou.

A iniciativa conta com o apoio e participação de diversas instituições, entre elas IFBA, UNEB, UniRios, Grau Técnico, Sebrae, Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, UNIVASF, Programa de Pós-Graduação PPGESA, Colégio Carlina, GNUVEM Hub, Governo do Estado da Bahia (SECTI), Câmara Municipal, bancos, cooperativas e associações, fortalecendo a construção de uma política pública voltada à inovação e ao desenvolvimento sustentável do município.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Posts recentes

  • Arraiá dos Bairros leva grande público ao Jardim Bahia com show de Silvano Salles e Laidson Loz Kuatroz
  • Educação do Campo: Prefeitura entrega requalificação e ampliação da Escola Mauro Pereira da Silva no Povoado Xingozinho
  • Prefeitura articula acordo histórico e evita paralisação do transporte coletivo em Paulo Afonso
  • Paulo Afonso é destaque nacional e conquista 1º lugar na Bahia no Edital Cidades Mais Inteligentes do Governo Federal
  • Beneficiários do Bolsa Família, fiquem atentos às condicionalidades da saúde para não perder o benefício

Categorias

  • Educação
  • Eventos
  • Galeria de Fotos
  • Mais Galerias
  • Mais Notícias
  • Meio Ambiente
  • Notícias
  • secretarias
  • Uncategorized
  • Vídeos
  • Notícias
  • Secretários
  • História
  • Locais de atendimento
  • Portal
  • LGPD
  • Sistemas Administrativos
  • Servidor
  • Cidadão
  • Diário oficial
  • Editais
  • E-Mail
Instagram Youtube
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Adicionar Novo Link Transparência
  • Adicionar novo post
  • Adoção de Animal
  • Cadastro Catadores
  • Concurso Escolar Educação Ambiental
  • Credenciamento Carroceiros
  • Credenciamento Cultural
  • Credenciamento de Ambulantes
  • Credenciamento Imprensa Copa Vela 2025
  • Editais
  • Editais
  • Editar Editais
  • Editar post
  • Editar post
  • Editar post
  • História
  • identidadevisual
  • Início
  • Início PMPA
  • Inscrição Conferência Assistência Social
  • Inscrições Processo Seletivo
  • iptu2026
  • LDO2026
  • Links Transparência
  • Listar Editais
  • Login
  • Mapeamento Startup
  • NFE
  • ntnfeold
  • Obrigado
  • Painel
  • Painel
  • Painel SMTI
  • Papelzero
    • Sem Papel
  • Pesquisa SMS
  • Portal Transparência
  • Posts
  • PPA LOA
  • Prefeitura
  • Processo Seletivo
  • Sample Page
  • Semana da Enfermagem 2026
  • simam
  • Sistemas Administrativos
  • SmartView PA
  • SMTI Chamados

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Fale com o Conecta PA!
WhatsApp
OiOlá 👋, boas-vindas ao Conecta PA*
Podemos te ajudar?
Abrir bate-papo