Na manhã do dia 30 de abril, com o auditório do CEMPA completamente lotado, o prefeito Anilton Bastos fez o lançamento do Escola Ativa. Este Programa tem a finalidade de melhorar a qualidade da Educação em classes multisseriadas (alunos de várias séries na mesma sala de aula), a partir da metodologia que articula uma série de elementos sociopedagógicos e administrativos.
A abertura do evento foi feita pelo professor Antônio Galdino, que anunciou o pronunciamento da secretária Municipal de Educação, professora Maria Selma, destacando a importância do Escola Ativa para o município e o apoio do prefeito Anilton, “desde o início desta administração, o prefeito Anilton Bastos vem nos dando todo o apoio. A Prefeitura de Paulo Afonso já paga integralmente o Piso Nacional dos salários dos professores; temos todo o incentivo para realizar os projetos necessários e, com isso, procuramos melhorar a qualidade na Educação Municipal”, enfatiza Selma.
Em seguida, o prefeito Anilton Bastos falou aos professores, coordenadores, diretores e detentores de cargos da Educação Municipal, presentes no auditório; “É preocupação nossa que o aluno fique em sua localidade e que a Escola vá até ele, pois ali, esse aluno tem direito a uma educação de qualidade. Fizemos a reforma das escolas para melhorar suas condições; o Piso Nacional de salários está sendo pago. Queremos erradicar o analfabetismo em nosso município e podem contar com Anilton para isso; sei também que posso contar com vocês. A casa do Estudante em Salvador será reformada. Vamos transferir os alunos dali para outros locais e iniciaremos a obra. A Educação é um dos pilares da nossa Administração, bem como Saúde e Desenvolvimento Social”, destaca o prefeito Anilton Bastos.
Houve a entrega simbólica dos kits aos professores das escolas dos povoados Barro Vermelho e Serrote. A Secretaria de Educação já recebeu 800 livros didáticos. O programa em Paulo Afonso é coordenado por Mércia do Nascimento e Clemilda Maria e vai atender 31 escolas do meio rural.
A maioria dos professores que atua em escolas do campo necessita de formação adequada, com capacitações em seviço de forma específica para lecionar no meio rural, onde se concentra a maior parte das turmas multisseriadas. Este tipo de capacitação já está sendo feita e é uma estratégia voltada para minimizar a frequência irregular dos alunos, muitas vezes provocada pela necessidade de ajudar os pais no trabalho do campo, o que resulta em repetência e evasão escolar. Por isso que o Programa Escola Ativa é tão importante para a Educação Municipal.
Autor: ASCOM – PMPA