Plano Municipal de Turismo é apresentado ao Conselho Municipal de Turismo

  • Publicado no dia: 19-05-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Com o objetivo de fortalecer o turismo no município a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (Setic) apresentou o Plano Municipal de Turismo ao Conselho Municipal de Turismo (ConTur). A construção do documento contou com a participação da comunidade elencando as suas necessidades e potencialidades.


    O plano reúne os princípios orientadores para o desenvolvimento da atividade turística no município de maneira sustentável e foi aprovado pelos membros do Conselho. A reunião aconteceu no Auditório Edison Teixeira, com conselheiros e representantes a Sema, Seinfra, Seduc, MTUR, CADASTUR, Chesf, Sebrae, ICMBio, SETUR, além de entidades das áreas rurais, pessoas que tem interesse na área de turismo e representantes dos guias. Na oportunidade também foi apresentado o Inventário Turístico (Inventur).


    “Foram oito meses de trabalho para que hoje pudéssemos estar apresentando esse plano, envolvendo diversas entidades e, especialmente, as comunidades como Juá, Malhada Grande, Rio do Sal, que participaram diretamente na sua criação; e hoje foi aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo e agora vai para o prefeito e depois para a Câmara para votação”, diz o secretário de Turismo, Industria e Comércio, Nino Rangel.


    De acordo com Nino, o Plano Municipal do Turismo determina e direciona todas as políticas públicas e o que deve ser realizado no turismo daqui para frente. Ele explica que muitas das coisas que estão no documento já estão acontecendo, outras estão em andamento, como empreendimentos que estão sendo instalados. “Foram identificadas necessidades em locais onde a própria Prefeitura já fez um trabalho junto com empresários, então o documento mostra todo o potencial. Já o Inventário Turístico (Inventur) mostra uma radiografia da cidade, onde se deve investir, como se deve investir, quais são os locais que têm potencialidade”.


    Segundo Rangel, dados mostram que Paulo Afonso é a cidade que mais emprega no turismo. “Está lá no Inventur que nós temos mais de 800 pessoas que trabalham diretamente com turismo e recebem disso, nós somos na região a cidade que mais ganha com isso. Então as pessoas têm que saber, nós queremos que muitas pessoas ganhem dinheiro através do turismo e isso acontece em Paulo Afonso, nas outras cidades poucas pessoas ganham com o turismo. A nossa economia está girando com relação ao turismo e a gente vai apresentar isso de forma mais aberta a sociedade e mostrar que tem espaço para muita gente se envolver nas diversas cadeias, desde o artesão, da parte de culinária e também grandes empreendimentos”, finaliza.

    Autor: Ascom/PMPA