A Conferência Territorial de Políticas Públicas de Juventude acontecerá na quinta-feira (13), das 8 às 17 horas, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. A Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia, a Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Educação, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) estão promovendo esse grande evento de debate social.
Nas plenárias de discussão, referentes aos eixos e diretrizes do Plano Estadual de Juventude, listam-se: emancipação e autonomia juvenil – educação; emancipação – trabalho, emprego e renda; bem-estar juvenil – saúde e vida segura; bem-estar juvenil – desporto, lazer e meio ambiente; desenvolvimento da cidadania e organização juvenil; apoio à criatividade juvenil – produção, cultura e acesso aos bens da cultura; desenvolvimento tecnológico e comunicação; reconhecimento à diversidade – negros e negras, LGBT, mulheres, jovens em conflito com a lei, jovens com deficiência, indígena e rural.
Participarão a comunidade e os delegados escolhidos nas conferências municipais das cidades que compõem o Território de Itaparica. Será respaldada a democracia, o diálogo e a participação do jovem, cuja tônica de trabalho valorizará as políticas públicas que lhes assegurem direitos e cidadania.
A Secretária Municipal de Educação, professora Selma Carvalho, enfatizou: “É um privilégio que a cidade de Paulo Afonso sedie a Conferência Territorial de Políticas Públicas de Juventude. Já realizamos a etapa municipal e, agora, iremos aprimorar os debates num pensamento macro, que é o nosso território, com a vertente de ostentar todos os jovens nessa bandeira de conquistas”.
Autor: ASCOM/ PMPA