Paulo Afonso realizou a IV Conferência Municipal da Saúde

  • Publicado no dia: 03-06-2015
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (02), no auditório do Memorial Chesf, a IV Conferência Municipal da Saúde, com o tema: Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas. A Conferência é um espaço coletivo democrático onde a comunidade pode planejar e discutir a saúde local, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

     

    Durante o evento, o secretário Municipal de Saúde, Alexei Vinicius, palestrou sobre a rede de saúde de Paulo Afonso e destacou que o município realiza cerca de 160 mil exames e consultas ao ano, além de debater a saúde coletiva, participação social dos conselhos, usuários e da própria gestão, educação permanente de saúde e o financiamento do SUS e os recursos disponibilizados para os municípios. Alexei informou também a compra de oito novas ambulâncias, sendo que cinco ficarão na área rural, duas no HMPA e uma ficará à disposição para realizar viagens de emergência.  

     

    Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia, Silvio Roberto, a participação da população nas conferências foi uma grande conquista: “A instituição do controle social não foi uma dádiva de um governante ou parlamentar, foi uma conquista do povo brasileiro”, destacou. O vice-presidente da associação do Povoado Barrinha, Everaldo Lima, acrescenta que: “A conferência é muito importante, principalmente para nós da zona rural, pois aqui podemos ver o que está acontecendo na saúde, o que tem de bom e o que pode melhorar. É um encontro viável, onde todos nós estamos aqui para decidir o que é melhor para o município e que venham mais pessoas. Se a gente for comparar a saúde de Paulo Afonso com outros municípios, nós estamos na frente. Eu como pauloafonsino estou muito feliz com a saúde, hoje nós temos um PSF em nossa comunidade rural com médicos e enfermeiros que nos tratam muito bem”, salientou.

     

     A conferência contou com as presenças do prefeito Anilton Bastos; da secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira; da presidente do Conselho de Saúde, Quitéria Maria; dos vereadores Marconi Daniel, Luiz Aureliano e Leda Chaves; dos secretários Municipais, Paulo Mergulhão; Jânio Soares; Marlos Guerra; Junior Benzota; representantes do HNAS, CAPS, CHESF, UNIVASF, OAB, 20°BPM; estudantes, presidentes de associações rurais, funcionários da saúde, sindicatos e comunidade.

    Autor: ASCOM/PMPA