Nos últimos seis anos, o Índice de Competitividade do Turismo Nacional é um projeto do Ministério do Turismo e do SEBRAE Nacional, executado pela Fundação Getúlio Vargas, sendo a primeira abordagem brasileira a medir a competitividade de destinos turísticos. A metodologia nasceu com o desafio de gerar indicadores a fim de monitorar a evolução de 65 destinos turísticos brasileiros. Na Bahia, apenas sete destinos turísticos são contemplados: Salvador, Porto Seguro, Lençóis, Maraú, Mata de São João, Cairu e Paulo Afonso. Segundo o secretário Municipal de Turismo, Marlos Guerra, a pesquisa é realizada a partir do entendimento de que a competitividade é uma capacidade crescente de gerar negócios nas atividades econômicas relacionadas com o setor de turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva.
A pesquisa foi realizada no período de 24 a 28/11/2014, por Natália Soutosa, da Fundação Getúlio Vargas – FGV. A partir dos resultados produzidos por este índice, gestores municipais, estaduais e nacionais possuem informações relevantes para o planejamento de seus investimentos no setor e o gerenciamento dos recursos necessários para o desenvolvimento de vantagens competitivas do destino neste segmento. A pesquisa serve também como critério para orientar investimentos federais, como o PAC do Turismo. A utilização do índice de competitividade norteará a atuação do destino para implementação de ações direcionadas para melhoria e qualificação dos produtos e serviços turísticos
Com o objetivo de disponibilizar esta ferramenta a outros destinos turísticos do país, o SEBRAE Nacional inicia, em parceira com a FGV, a pesquisa de campo do Índice de Competitividade do Turismo no município com reuniões e entrevistas que podem ocorrer individualmente ou em grupo do Poder Público Municipal, iniciativa privada e associações do terceiro setor. Este trabalho envolve representantes de instituições de ensino; de hotéis; de operadoras e agências de receptivo; representantes de restaurantes, da Associação Comercial, do SEBRAE local; responsável (ou técnico indicado) pelas pastas seguintes: Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil. Também participam do Poder Público: o prefeito Municipal e as secretarias municipais de Turismo, Planejamento, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente, Saúde, Esporte e Cultura.
Além da Realização de visitas técnicas nos principais atrativos turísticos como o Cânion e o Rio São Francisco, passeio de catamarã, Complexo hidrelétrico de Paulo Afonso, Ponte Metálica Dom Pedro II, Igreja de São Francisco, Parque Belvedere, Praça das Mangueiras, Casa de Maria Bonita, Serra do Umbuzeiro, Raso da Catarina, artesanato de fios, estão incluídos os portões de entrada como aeroporto e a rodoviária.
Autor: ASCOM/PMPA