Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura de Paulo Afonso entregou 400 kits didáticos compostos de camiseta, boné, caderno e lápis, aos adolescentes participantes do Programa ProJovem, realizado no Centro Social Urbano (CSU), no BTN.
O evento reuniu uma série de atividades dos adolescentes – apresentação de coral, dança, rap e muay thai – refletindo a dedicação no trabalho prestado pela equipe. Estiveram presentes o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno, o administrador do BTN Pionório, as diretoras Izanete e Clemilda, representando a Secretaria Municipal de Educação, o assessor de Comunicação, Antônio Galdino, o diretor do CSU, José Gomes, adolescentes, diretores de escolas e toda a equipe de profissionais.
A abertura foi marcada pela apresentação do coral e da equipe, seguida pelo discurso da coordenadora pedagógica, Elisabeth Paiva, que ressaltou o trabalho exercido. “O nosso objetivo principal é trabalhar o fortalecimento dos laços afetivos”, disse. Para a coordenadora administrativa Maria Aparecida, o programa funciona como um transformador na vida dos participantes. “Esta casa aqui tem sido uma casa de alegria e prazer, de descontração e transformação na vida desses jovens”, explicou.
Representando a Secretaria de Desenvolvimento Social, a consultora Elisberlânia enfatizou que a entrega dos kits marca a realização de mais uma etapa. “Esse momento é de grande importância e de imensa felicidade porque marca mais uma etapa do compromisso desta equipe com estes jovens”.
Para o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno, fazer parte do programa é uma alegria. “Este é um programa de oportunidades para os jovens e estou muito feliz em estar aqui hoje”, frisou. O administrador do BTN, Pionório, agradeceu a parceria e à equipe o trabalho desenvolvido pelos adolescentes do bairro.
Entre os pontos altos do evento estiveram os depoimentos dos jovens participantes: Pedro, Cleiton e Ione, emocionando a plateia. “Para mim o ProJovem é união, força e motivação. Aqui eu aprendi que sou capaz de tudo. O que marca a minha vida é estar aqui”, enfatizou Ione, que também cantou um rap sobre o meio ambiente. Ao final das apresentações os adolescentes receberam os kits, cujas bolsas foram confeccionadas pelas costureiras que fazem parte do Curso de Corte e Costura promovido pela Prefeitura.
O ProJovem adolescente é um programa do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Paulo Afonso, que tem como objetivo complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária bem como as condições para a inserção, reinserção e permanência dos jovens no sistema educacional. Em Paulo Afonso a equipe é formada por um coordenador administrativo, um coordenador pedagógico, quatro orientadores sociais e cinco facilitadores de oficinas.
Autor: ASCOM/PMPA