Olhar que Educa – 15 de outubro Dia do Professor

• Publicado no dia: 15-10-2015

No livro o Pequeno Príncipe, uma frase do autor, Antoine de Saint-Exupéry, nos leva à reflexão a respeito do trabalho do professor em seu cotidiano pedagógico: “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”. Diria mais: o coração acolhedor, que entende, que conduz, que transforma, que alegra é o verdadeiro olhar do professor. Um ser ímpar, capaz de construir pontes que unem onde existem muros que separam.

Ir para a sala de aula e prover conhecimentos para os alunos não define a magnitude da profissão de um educador. O olhar que educa é o olhar do coração.  Num tom poético, pode-se dizer que aprender é beber água de uma fonte inesgotável de ensinamentos que conduzem à cidadania plena de um ser, livra-o da escravidão promovida pela ignorância e transforma a sociedade, ornando-a de sonhos, esperanças e realizações significativas. É imbuído nessa missão que nasce o professor e que surge o olhar do coração.

Exupéry, na genialidade de seu príncipe, o pequeno personagem que encantou o mundo com seu carisma e amor insuperáveis, profetizou: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Profetizou, sim, pois com certeza utilizou essa frase para perpetuar o professor que cativa o aluno com o olhar do coração.

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas, pois só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”, professores, educadores, mestres, tutores, mentores, parabéns por todos os dias, sobretudo, 15 de outubro – Dia do Professor!
    Felicitações a todos os professores, especialmente aos da Rede Municipal de Ensino!

Carinhosamente:

Maria Selma Alves de Carvalho Siqueira