Novos conselheiros tutelares são empossados e CMDCA no BTN marca uma nova era na garantia de direitos de crianças e adolescentes

0
AÇÕES
0
VISUALIZAÇÕES

Mais um passo importante para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes foi dado na manhã desta quarta-feira (10), com a entrega do prédio do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) no Bairro Tancredo Neves. O prefeito em exercício, Marcondes Francisco, participou da solenidade, junto com a secretária de Desenvolvimento Social, Cíntia Rosena e a presidente do conselho, Alícia Martins, inaugurou a nova sede e deu posse aos novos conselheiros da ilha e do BTN para o quadriênio 2024-2028 e aos seus suplentes.

Com a entrega deste novo espaço, localizado na Rua Wilson Pereira, os conselheiros que irão atuar no Bairro passam a ter uma estrutura ampla para a prestação do serviço.  A solenidade de posse e diplomação aconteceu no auditório do Sesc Ler e reuniu os conselheiros, familiares, equipe da Sedes, secretários municipais, equipe do CMDCA, convidados e autoridades políticas.

Em sua fala, Marcondes destacou que a gestão municipal está à disposição para continuar apoiando e sendo uma grande parceria na missão de proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes. “Com o conselho nessas duas localidades estaremos garantindo uma atenção melhor, maior e mais resolutiva. Espero que cada um desses conselheiros tenha o sentimento de que essa é uma missão árdua, que eles trabalhem com muito amor. Estamos juntos para unir forças para proteger as crianças e adolescentes do nosso município”, falou.

Cíntia ressaltou a importância da atuação dos conselheiros e agradeceu ao trabalho dos que deixavam os cargos e parabenizou os novos empossados. “Hoje é um dia muito importante porque estamos dando posse aos novos Conselheiros. Nós vivemos hoje uma nova era, onde o conselho vai ter sede no Bairro Tancredo Neves e na Ilha. Eles irão trabalhar em conjunto com a gestão e nós da Sedes estaremos juntos dando todo apoio. Agradeço o trabalho dos que estão saindo e parabenizo os que estão chegando”, ressaltou a secretária.

O Conselho Tutelar é um órgão encarregado de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes quando ameaçados ou violados, de acordo com o que determina o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Para o novo conselheiro, Armando Gomes, é importante ter o prédio do conselho nas duas localidades, porque irá abranger o atendimento no sistema de garantia de direito desse público. “A população pode esperar um bom atendimento, acolhimento e com todos os direitos garantidos. Todos nós estamos unidos para garantir que funcione de forma ordenada para que os direitos e a políticas públicas das crianças e adolescentes sejam efetivadas”, diz.

A Presidente do CMDCA, Alicia Martins, reforçou que Paulo Afonso está à frente de muitos municípios baianos com a instauração de um novo Conselho Tutelar que vai sem dúvidas favorecer e beneficiar a população do BTN. “O Conselho Tutelar é de extrema importância na articulação da própria rede da proteção de crianças e adolescentes porque ele age fazendo encaminhamentos. Estamos hoje vivendo um marco no nosso município que é a inauguração do Conselho Tutelar do BTN, o bairro que é um complexo enorme e que tem diversas demandas”, disse.

Na oportunidade ainda foram entregues o diploma e o Título de Amigos do CMDCA para as pessoas parceiras que ajudam na promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

 

Conselheiros Tutelares da Ilha:

Dayse Maria de Queiroz Ferino

Tatiane Araújo Chaves

Lucicleide Coelho da Silva Rodrigues

Vilne Jean Oliveira Santos

Ana Telma Bezerra da Silva

 

Suplentes da Ilha:

Klécia Patrícia

Luciana Bandeira

Sarah de Sá Santos

Carla Geová Lopes

 

Conselho Tutelar Bairro Tancredo Neves:

Jelson Barbosa da Silva

Armando Gomes da Silva Junior

Sebastiana Selma Soares dos Santos

 

Suplente do BTN:

Leila Rísia Soares Bezerra