A nova sede da Defensoria Pública de Paulo Afonso foi inaugurada na manhã da última terça-feira (15). A conquista é fruto da parceria entre a Instituição, Governo do Estado da Bahia e Prefeitura Municipal de Paulo Afonso. A Defensoria Pública presta seus serviços na Comarca desde maio de 2009; porém, com a nova sede, cidadãos pauloafonsinos vão ter mais conforto e acessibilidade no atendimento.
As novas instalações vão garantir um amplo espaço para os assistidos. Com quase 110 metros quadrados, a nova sede conta com recepção, sala de triagem, copa, cozinha, banheiro social, banheiro de serviço, varanda, sala para estagiários, sala de conciliação e gabinete para defensor público.
Na opinião do prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, a Defensoria Pública representa “os olhos da Justiça voltados àqueles que mais precisam e que infelizmente é maioria”, e completou ainda: “O Poder Executivo desta cidade está sensível e disponível na luta por mais defensores públicos. Queremos esta Instituição totalmente consolidada em nosso município, ajudando-nos a dar mais dignidade à população”.
“Paulo Afonso conta hoje com apenas um defensor público e o cenário desta cidade é o mesmo diante dos demais municípios do Estado. Mas, afirmo aqui meu compromisso, juntamente com o do governador Jaques Wagner, que neste segundo semestre vamos aumentar o quadro de defensores no interior, inclusive em Paulo Afonso”, declarou o subsecretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Reginaldo Silva.
O ato solene de inauguração da nova sede da Defensoria Pública em Paulo Afonso contou ainda com a presença de vereadores, autoridades e lideranças da sociedade civil. O governador do Estado da Bahia cedeu gentilmente um pequeno avião para o translado do staff da Defensoria Pública, como forma de apoiar e facilitar a realização do evento.
“Este é realmente um momento festivo para a Defensoria Pública aqui de Paulo Afonso, pois pela primeira vez em nossa história, vemos que a Instituição tem voltado seus olhos para o interior do Estado, através de uma política de busca de nossa identidade, e acima de tudo, de valorização da classe com a disponibilização de sedes para as atuais defensorias instaladas por esses imensos rincões da Bahia, tirando-nos de salas apertadas nos Fóruns e desconfortáveis para o atendimento do nosso público assistido”, disse emocionado o defensor público da Comarca, José Raimundo Passos Campos.
Para a defensora pública geral do Estado da Bahia, Célia Padilha, na Semana da Defensoria Pública se faz necessário refletir como o órgão encontra-se no interior, pois não é possível pensar e projetar a Defensoria Pública Baiana sem pensar que o Estado possui dimensão continental, além de sua complexidade, diversidades e desigualdades sociais. “As necessidades desta cidade são muito maiores que aquilo que hoje a nossa Instituição pode ofertar. Precisamos de mais defensores públicos e aqui reforço a necessidade de estabelecermos uma luta política pela nomeação dos profissionais aprovados no último concurso”, afirmou.
Ainda em sua fala, Célia Padilha afirmou que desde que assumiu o cargo de defensora pública geral tem se esmerado para fortalecer a estrutura administrativa no interior do Estado. “O nosso interesse é de permanecer e de crescer nesta cidade. Ninguém, pessoa ou órgão público que quer ir embora, que quer enfraquecer, que quer sair, busca uma sede para desempenhar as suas funções. Queremos aperfeiçoar a nossa atuação em Paulo Afonso, ampliar os quadros defensoriais e melhor prestar o nosso serviço à comunidade”, finalizou.
A nova sede da Defensoria Pública de Paulo Afonso está localizada na Avenida Landulfo Alves, nº 553. Com uma população estimada em 2011 pelo IBGE de 109.310 habitantes, o município está a 470 km de distância da capital do Estado.
Autor: ASCOM / PMPA