Instagram Youtube
  • Portal Transparência
  • Ouvidoria Geral
  • Início
  • Prefeitura
    • Prefeito
    • Vice-Prefeito
    • Secretarias
  • A Cidade
  • Turismo
  • Cultura
  • Eventos
  • Negócios
  • Portal Transparência
  • Papelzero
  • Organograma
  • Início
  • Prefeitura
    • Prefeito
    • Vice-Prefeito
    • Secretarias
  • A Cidade
  • Turismo
  • Cultura
  • Eventos
  • Negócios
  • Portal Transparência
  • Papelzero
  • Organograma
Diário Oficial
Início Mais Notícias

Nova estrutura da Guarda Municipal auxilia polícias Militar e Civil na segurança pública

30-06-2023
em Mais Notícias
Nova estrutura da Guarda Municipal auxilia polícias Militar e Civil na segurança pública
FacebookWhatsApp

A nova estrutura da Guarda Civil Municipal de Paulo Afonso permite a realização de ações conjuntas com as polícias Militar e Civil. No início de maio, o órgão recebeu duas viaturas dotadas de compartimento de custódia, para transporte de detentos até a delegacia regional.


O inspetor Mário Pinheiro observa a aquisição dos novos veículos como um avanço na segurança da população pauloafonsina. Para ele, os veículos com características de viaturas policiais garantem a integridade física, tanto dos custodiados, quanto dos GCMs.


“Antes, sempre que havia a necessidade de detenção de pessoas envolvidas em eventuais ocorrências, os custodiados eram colocados dentro de uma viatura comum, oferecendo risco, tanto para os guardas municipais, quanto para os próprios detentos. Agora, as novas viaturas proporcionam mais proteção”, diz o inspetor.


Pinheiro ressalta que a parceria com as polícias militar e civil tem proporcionado mais segurança à população, além de contribuir com a resolução de casos considerados comuns. As imagens gravadas pelas 24 câmeras do sistema de videomonitoramento implantado pela Prefeitura, em março deste ano, auxiliam na resolução de muitas ocorrências, e consequentemente na prisão de envolvidos. Em grandes eventos, de acordo com o perfil do público, a Polícia Militar solicita auxílio da GCM, o que garante a segurança dos cidadãos.


Ainda segundo o inspetor, em 2016, a Prefeitura celebrou acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal, a fim de possibilitar a emissão de porte de arma de fogo na categoria funcional aos guardas municipais. A partir do convênio, 52 agentes passaram por curso prático e teórico, acompanhado por representante da PF.


“Após a conclusão do curso, todos os participantes foram submetidos a exame de psicoteste e 34 foram aprovados. A prefeitura já enviou ao Sistema Nacional de Armas (Sinarm), toda documentação exigida para autorização do uso de arma de fogo pela GCM. Em 4 de julho de 2019, o comandante do Comsetran, Cleston Andrade Cavalcante, enviou um ofício ao delegado superintendente da PF, Daniel Justos Madruga, solicitando agilidade no processo, e nós estamos aguardando a liberação dos portes, com previsão de 120 dias”, adiantou.


A Guarda Civil Municipal de Paulo Afonso, órgão ligado à Secretaria de Administração, possui um efetivo de 52 agentes, sendo que 40 atuam em trabalho operacional e 12 exercem funções administrativas. A frota conta com duas viaturas: O Grupo Especial de Ação Rápida (GEAR) e a RONDESP, que trabalham entre o Centro e o Bairro Tancredo Neves, fazendo a segurança das escolas municipais, unidades de saúde e logradouros públicos. Além disso, quatro motocicletas auxiliam no patrulhamento da cidade e em eventos especiais.

 

 

Autor: Ascom/PMPA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Posts recentes

  • Gestão Municipal inaugura nova praça no Povoado Açude nesta sexta, dia 12
  • Conselho de Desenvolvimento Econômico de Paulo Afonso realiza primeira reunião e elege diretoria
  • Arraiá dos Bairros leva grande público ao Jardim Bahia com show de Silvano Salles e Laidson Loz Kuatroz
  • Educação do Campo: Prefeitura entrega requalificação e ampliação da Escola Mauro Pereira da Silva no Povoado Xingozinho
  • Prefeitura articula acordo histórico e evita paralisação do transporte coletivo em Paulo Afonso

Categorias

  • Educação
  • Eventos
  • Galeria de Fotos
  • Mais Galerias
  • Mais Notícias
  • Meio Ambiente
  • Notícias
  • secretarias
  • Uncategorized
  • Vídeos
  • Notícias
  • Secretários
  • História
  • Locais de atendimento
  • Portal
  • LGPD
  • Sistemas Administrativos
  • Servidor
  • Cidadão
  • Diário oficial
  • Editais
  • E-Mail
Instagram Youtube
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Adicionar Novo Link Transparência
  • Adicionar novo post
  • Adoção de Animal
  • Cadastro Catadores
  • Concurso Escolar Educação Ambiental
  • Credenciamento Carroceiros
  • Credenciamento Cultural
  • Credenciamento de Ambulantes
  • Credenciamento Imprensa Copa Vela 2025
  • Editais
  • Editais
  • Editar Editais
  • Editar post
  • Editar post
  • Editar post
  • História
  • identidadevisual
  • Início
  • Início PMPA
  • Inscrição Conferência Assistência Social
  • Inscrições Processo Seletivo
  • iptu2026
  • LDO2026
  • Links Transparência
  • Listar Editais
  • Login
  • Mapeamento Startup
  • NFE
  • ntnfeold
  • Obrigado
  • Painel
  • Painel
  • Painel SMTI
  • Papelzero
    • Sem Papel
  • Pesquisa SMS
  • Portal Transparência
  • Posts
  • PPA LOA
  • Prefeitura
  • Processo Seletivo
  • Sample Page
  • Semana da Enfermagem 2026
  • simam
  • Sistemas Administrativos
  • SmartView PA
  • SMTI Chamados

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Fale com o Conecta PA!
WhatsApp
OiOlá 👋, boas-vindas ao Conecta PA*
Podemos te ajudar?
Abrir bate-papo