Cumprindo mais uma agenda em Brasília, o prefeito em exercício Marcondes Francisco, foi recebido pelo diretor de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental da Codevasf Vivaldo Mendonça. Neste encontro, a pauta principal foi buscar resolver a problemática da invasão das plantas aquáticas, popularmente conhecidas como “baronesas”, nos Lagos e bacias no município, causando desequilíbrio ambiental e econômico para a região.
“A proliferação das baronesas tem causado muitos transtornos para o município, então tivemos essa reunião com a Codevasf para buscarmos alguma solução, já que a planta se desenvolve devido a poluição dos rios e a Codevasf tem projetos de saneamento, contribuindo com a redução dessas plantas no leito do Rio São Francisco e, consequentemente, no município”, explica Marcondes.
Outro importante tema também tratado foi o alinhamento entre o município, Codevasf e Embasa para o funcionamento da adutora que beneficiará cerca de três mil pessoas das comunidades Caiçara, Arrastapé, Nambebé, Olho D’água do Paulo e Campos Novos, na área rural do município.
“A água é, sem dúvidas, um dos bens mais preciosos e estaremos sempre na luta para que mais pessoas sejam contemplados com esse líquido tão precioso. Esta adutora trará uma melhoria na qualidade de vida e uma nova histórias para essas comunidades”, fala o gestor.