Moradores do povoado Malhada Grande são beneficiados com serviços do Projeto Prefeitura Presente

0
AÇÕES
0
VISUALIZAÇÕES
A gestão municipal realizou neste sábado (25), o Projeto Prefeitura Presente, que levou os serviços de educação, saúde e assistência social. A ação aconteceu no povoado Malhada Grande e contou com a presença de vários moradores.
“Muitas pessoas vieram para serem atendidas com diversos serviços. É muito importante levar esses atendimentos para as comunidades para descentralizar os serviços públicos e disponibilizar mais acesso aos moradores no direito à cidadania e prevenção a saúde. O projeto chegará em todos os povoados”, diz o prefeito em exercício, Marcondes Francisco.
“É muito importante. Vim tomar a vacina da gripe e fazer consulta. Com o projeto aqui a gente já pode fazer tudo de uma vez só, não precisamos nós deslocar porque aqui todos os serviços”, ressaltou a moradora M Garra.
Na área da saúde, foram realizados 105 atendimentos médicos, 78 coletas sanguíneas, marcação de 32 exames de laboratório, marcação de 32 consultas e exames em especialidades;78 vacinas aplicadas, 20 testes rápidos para HIV, 20 testes rápidos para Sífilis, atividades educativas para arboviroses e serviço do SAMU 192.
“É uma felicidade estar trazendo para perto da população esses serviços. Profissionais de diversas áreas estiveram juntos para garantir esse atendimento, porque dessa forma diminuímos a demanda da população. A ação só vem a somar para que a gente possa ter um atendimento mais humanizado, mais próximo e entendendo qual é a necessidade da comunidade”, explicou o secretário de Saúde, Alexei.
Durante o projeto os moradores também foram atendidos com os serviços de assistência social. Foram 21 pessoas participaram da produção de chaveiros (Estação Juventude), 7 produções de bordados (Inclusão Produtiva), 13 solicitações de inclusão no Programa Paulo Afonso Cidadania, 10 atendimentos para solicitação de cestas básicas, 50 atendimentos do Programa Bolsa Família, 6 visitas domiciliares, 2 orientações jurídicas, além do atendimento do CREAS, distribuição de material e conscientização da campanha Unidos contra a Violência, em alusão ao Maio Laranja.
“É importantíssimo, porque estamos levando todos atendimentos da pasta para otimizar o trabalho e facilitar o acesso das pessoas. A ação fortalece as políticas de assistência social e faz com que a gente conheça as necessidades dos moradores para cada vez mais ofertar um serviço de qualidade”, diz a Secretária de Desenvolvimento Social, Cintia Rosena.
No local, ainda foram ofertados serviços de educação, com oficina de leitura, dinâmicas e escuta escolar. “Estamos intensificando essa ação para que possamos chegar cada vez mais perto da comunidade. Durante o evento, também anunciamos a melhoria na estrutura da escola, para garantir mais qualidade no ensino”, diz o secretário de Educação, Flávio Henrique.
Ainda estiveram presentes além do prefeito em exercício, Marcondes Francisco, os secretários municipais, vereadores, além de moradores.